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População residente segundo grupos de idade por nível de escolaridade frequentado sexo e raça/cor, 2016-2019. Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD) e Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios - Contínua (PNAD - Contínua). Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/populacao-residente-segundo-grupos-de-idade-por-nivel-de-escolaridade-frequentado-sexo-e-raca-cor/. Acesso em: 11 de dezembro de 2023.
População residente segundo grupos de idade por nível de escolaridade frequentado sexo e raça/cor, 2016-2019
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135
EscolaridadeEm 2012, a taxa de pessoas brancas entre 18 e 24 anos, no Ensino Superior era de 26,4% e a de pessoas negras de 13,0%. Em 2019, passou a 27,6% para pessoas brancas e 14,8% para pessoas negras. Aumentou a frequência dos dois grupos, mas a distância permaneceu a mesma.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

145
EscolaridadeA taxa de homens brancos universitários de 18 a 24 anos era 23,9% e dos negros era 10,8%, em 2016. Em 2019, os brancos passaram a 25,7% e os negros a 12,8%. A proporção dos homens brancos aumentou 1,8 ponto percentual e a dos negros, 2,0 pontos percentuais. A desigualdade entre homens negros e brancos no Ensino Superior não se alterou no período.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

144
EscolaridadeA taxa de universitárias brancas, de 18 a 24 anos, era 29,0% e a de negras era 15,2%, em 2016. Em 2019, as brancas passaram a 29,4% e as negras a 16,9%. O percentual das mulheres brancas quase não se alterou no período, e o das negras aumentou levemente. No entanto, a desigualdade no acesso ao Ensino Superior entre negras e brancas persistiu.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

90
EscolaridadeAs regiões N e NE tiveram as maiores quedas na taxa de distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental entre os negros: 14,6 (N) e 14,2 (NE) pontos percentuais, e entre os brancos: 10,9 pontos percentuais (N) e 9,5 (NE). Mesmo assim, a desigualdade e as maiores taxas de distorção idade-série persistiram nessas regiões.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.