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Número de matrículas por sexo e raça/cor, segundo a etapa de ensino e a distorção idade-série, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-matriculas-por-sexo-e-cor-raca-segundo-a-etapa-de-ensino-e-a-distorcao-idade-serie-2010-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

Número de matrículas por sexo e raça/cor, segundo a etapa de ensino e a distorção idade-série, 2010-2019.
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Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
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As regiões Norte e Nordeste, com a maior proporção de população negra, tinham as mais altas taxas de distorção idade-série nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em 2010 e 2019. As taxas dos estudantes negros nestas regiões eram maiores que dos brancos.

A taxa de distorção idade-série nos anos iniciais do Ensino Fundamental diminuiu nas regiões Norte e Nordeste, de 2010 para 2019. A distância entre negros e brancos caiu de 9,1 pontos percentuais (2010) para  4,9 (2019) no Nordeste e de 10,8 pontos percentuais (2010) para 7,7 (2019) no Norte. A taxa dos negros em 2019 era próxima a dos brancos em 2010.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Em 2010 e em 2019, as regiões Norte e Sul tinham a maior e a menor proporção de população negra do país, respectivamente. Nessas regiões, a distorção idade-série dos estudantes negros nos anos finais do Ensino Fundamental era consistentemente maior que a dos estudantes brancos.

Norte e Sul reduziram as taxas de distorção idade-série de negros e brancos nos anos finais do Ensino Fundamental, de 2010 a 2019. No Norte, a distância entre eles caiu de 15,0 pontos percentuais para 11,7. No Sul, a distância ficou quase a mesma, 12,0 pontos percentuais para 11,5. A distorção idade-série dos brancos continuou menor que a dos negros.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A média de estudantes negros em distorção idade-série foi de 31,7% e entre os brancos foi de 16,6%, nos anos finais do Ensino Fundamental, entre 2010 e 2019. Ou seja, a cada 3 estudantes negros, um apresentava distorção idade-série, entre os brancos, a cada 6, um apresentava a mesma distorção.  

A taxa de distorção idade-série dos anos finais do Ensino Fundamental diminuiu entre 2010 e 2019, entre os estudantes negros e brancos. A distância entre eles caiu de 18,6 pontos percentuais (2010) para 12,6 (2019). Mesmo assim, as taxas dos negros em 2019 eram maiores que dos brancos em 2010, demonstrando a persistência da desigualdade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Diminuiu a taxa de distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental de negros e brancos em todas as regiões, mas a desigualdade persistiu nas regiões mais negras. No Nordeste (NE), a taxa dos negros era 32,0% (2019), similar à dos brancos em 2010 (32,5%). No Norte (N), a taxa dos negros era 33,4% (2019) próxima aos 32,6% dos brancos em 2010.

As regiões N e NE tiveram as maiores quedas na taxa de distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental entre os negros: 14,6 (N) e 14,2 (NE) pontos percentuais, e entre os brancos: 10,9 pontos percentuais (N) e 9,5 (NE). Mesmo assim, a desigualdade e as maiores taxas de distorção idade-série persistiram nessas regiões.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.