Conjuntos de dados
download

Citar essa tabela

Rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) por etapa de ensino, sexo e raça/cor, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/rendimento-escolar-aprovacao-reprovacao-e-abandono-por-etapa-de-ensino-sexo-e-cor-raca-2010-2019/. Acesso em: 08 de dezembro de 2023.

Rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) por etapa de ensino, sexo e raça/cor, 2010-2019.
Informações adicionais
Autor: Cedra
Atualizado em: 11 de dezembro de 2023
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
Destaques relacionados
A taxa de reprovação entre os estudantes negros foi, em média, de 9,7% e entre os estudantes brancos, 5,8%, no Ensino Fundamental entre 2010 e  2019. 

Diminuíram as taxas de reprovação de estudantes negros e brancos, entre 2010 e 2019. A distância entre as taxas de reprovação entre brancos e negros reduziu de 4,6 pontos percentuais em 2010 para 3,0 em 2019.
Reprovado: não concluiu satisfatoriamente a etapa que estava cursando e não está apto para a etapa seguinte. 

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A taxa de aprovação entre os estudantes negros foi de 78,5% e entre os estudantes brancos, 85%, no Ensino Médio, em média, entre 2010 e 2019. 

Aumentaram as taxas de aprovação de estudantes brancos e negros no Ensino Médio, entre 2010 e 2019. A distância entre as taxas de aprovação reduziu de 7,9 pontos percentuais (2010) para 5,1 (2019).
Aprovado: concluiu satisfatoriamente a etapa e está apto para a etapa seguinte.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Apesar do aumento da taxa de aprovação geral entre 2010 e 2019, a taxa de aprovação de estudantes negros em 2019 no Ensino Fundamental era menor do que a de brancos em 2010.

A taxa de aprovação no Ensino Fundamental entre os estudantes negros foi 91,1% e entre os brancos foi 95,0% em 2019. A distância entre estudantes brancos e negros caiu de 7,2 pontos percentuais em 2010 para 3,9 em 2019.
Aprovado: concluiu satisfatoriamente a etapa e está apto para a etapa seguinte.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A taxa de abandono entre os estudantes negros foi de 2,6% e entre os estudantes brancos foi de 1%, no Ensino Fundamental, em média, entre 2010 e 2019.

Diminuíram as taxas de abandono de todos os grupos de cor/raça no Ensino Fundamental. A distância entre estudantes brancos e negros reduziu de 2,5 pontos percentuais em 2010 para 1 em 2019.
Abandono: deixou de frequentar a escola antes do final do ano, sem pedir transferência para outra unidade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.