Conjuntos de dados
download

Citar essa tabela

Média do percentual dos grupos de adequação da formação dos docentes por etapa de ensino e a predominância de cor/raça das escolas – 2013-2019.. Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/media-do-percentual-dos-grupos-de-adequacao-da-formacao-dos-docentes-por-etapa-de-ensino-e-a-predominancia-de-cor-raca-das-escolas-2013-2019/. Acesso em: 08 de dezembro de 2023.

Média do percentual dos grupos de adequação da formação dos docentes por etapa de ensino e a predominância de cor/raça das escolas – 2013-2019.
Informações adicionais
Autor: Cedra
Atualizado em: 11 de dezembro de 2023
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP
Destaques relacionados
Professores do Ensino Médio com a formação adequada eram 54,3%, em média, entre 2013 e 2019, em escolas predominantemente negras e 65,7% em escolas predominantemente brancas.

Houve melhora geral na na adequação de formação dos professores entre 2013 e 2019. A distância entre escolas predominantemente brancas e negras reduziu de 10,9 pontos percentuais em 2013 para 7,1 em 2019. Escolas predominantemente negras ou brancas têm mais de 60% de alunos declarados negros ou brancos; demais escolas são mistas.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Professores do Ensino Fundamental com a formação adequada* eram 33,2% , em média, de 2013 a 2019, em escolas predominantemente negras e 62,2% em escolas predominantemente brancas.

Houve melhora geral na adequação de formação dos professores entre 2013 e 2019. A distância entre escolas predominantemente brancas e negras reduziu de 30,4 pontos percentuais em 2013 para 25,5 em 2019. Escolas predominantemente negras ou brancas têm mais de 60% de alunos declarados negros ou brancos; demais escolas são mistas.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Professores de EJA/Ensino Fundamental com a formação adequada* eram 16,2%, em média, entre 2013 e 2019 nas escolas predominantemente negras e 30,2% nas predominantemente brancas. Esta foi a única etapa em que a distância entre os tipos de escolas aumentou.

Escolas predominantemente negras ou brancas têm mais de 60% de alunos declarados negros ou brancos; demais escolas são mistas.
Houve melhora geral na adequação de formação dos professores na Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental, entre 2013 e 2019, mas a distância entre escolas predominantemente brancas e negras aumentou de 11,6 pontos percentuais em 2013 para 17,5 em 2019. 

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Professores de Educação Infantil com formação adequada* eram 37,3% em escolas predominantemente negras e 50,7% em escolas predominantemente brancas, em média, de 2013 a 2019.

Houve melhora geral na adequação de formação dos professores entre 2013 e 2019. A distância entre escolas predominantemente brancas e negras reduziu pela metade, passando de 18,1 pontos percentuais em 2013 para 9,0 em 2019. Escolas predominantemente negras ou brancas têm mais de 60% de alunos declarados negros ou brancos; demais escolas são mistas.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.