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Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-matriculas-da-educacao-basica-segundo-a-predominancia-da-cor-raca-dos-alunos-2010-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.
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Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
Destaques relacionados
Entre os ingressantes nas graduações em instituições privadas, em 2019, a proporção de brancas era maior que a de negras e a de brancos, maior que a de negros. A diferença entre as mulheres é um pouco maior que entre os homens.

Nas graduações em instituições privadas, em 2019, 36,8% das ingressantes eram negras, 40,7%, brancas e 20,5%, sem declaração de cor-raça. Já entre os homens, 37,0% eram negros, 40,6%, brancos e 20,6%, sem declaração de cor-raça. A diferença entre mulheres brancas e negras era de 3,9 pontos percentuais (pp), quase a mesma que entre homens brancos e negros, de 3,6 pp.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Passou a haver mais estudantes negros concluintes em graduações presenciais em Pedagogia nas instituições públicas do que brancos a partir de 2014. Nas instituições privadas, isso ocorreu em 2019.

Nas instituições públicas, os negros eram maioria nas graduações presenciais em Pedagogia, com 9,1 pontos percentuais (pp) a mais que os brancos em 2014 e 14,1 pp em 2019. Nas instituições privadas, a proporção de negros era de 1,9 pp a menos que a de brancos em 2014 e passou a ser de 4,2 pp a mais em 2019.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Nas graduações em Pedagogia a distância em instituições privadas, apenas em 2019 passou a haver um pouco mais de ingressantes negros que brancos. Dos ingressantes em Pedagogia a distância, apenas 2,8% eram de instituições públicas em 2019.

Dos ingressantes nas graduações em Pedagogia a distância em instituições privadas em 2015, a proporção de negros era de 25,9% e a de brancos, 33,4%. Já em 2019, os negros eram 39,2% e os brancos, 35,1%. Em 2019, passou a haver mais ingressantes negros do que brancos nesses cursos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Comparando a faixa etária de 40 a 48 anos com a de 20 a 24 anos, e 2010, observou-se um aumento dos percentuais de mulheres brancas e negras com Ensino Médio completo.

Ao compararmos a porcentagem de mulheres negras entre 40 a 49 anos com as de 20 a 24 anos, com Ensino Médio completo, observamos um aumento de 18,9 pontos percentuais neste grupo, que quase dobrou. Já entre as mulheres brancas entre 40 a 49 anos e 20 a 24 anos, esse aumento foi de 20,6 pontos percentuais.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.