Conjuntos de dados
download

Citar essa tabela

Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-matriculas-da-educacao-basica-segundo-a-predominancia-da-cor-raca-dos-alunos-2010-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.
Informações adicionais
Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
Destaques relacionados
Do total de estudantes no Ensino Médio, em 2019, 33,0% eram brancos, 40,9% eram negros e 0,9% eram amarelos ou indígenas. A falta de declaração de cor/raça era de 25,2%.

Entre as meninas, 33% eram brancas, 41,1% eram negras, 0,9% eram amarelas ou indígenas. Já entre os meninos, 33% eram brancos, 40,7% eram negros, 0,9% eram amarelos ou indígenas. Entre as alunas, 25% não declararam cor/raça, enquanto entre os alunos esse percentual foi 25,4%.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Os percentuais de jovens brancos (15 a 19 anos) em 2010 com fundamental completo era bem maior que de jovens negros. Já a diferença entre mulheres jovens brancas e negras é menor que a diferença entre homens jovens brancos e negros.

Em 2010, a taxa da população entre 15 e 19 anos com Ensino Fundamental completo era de 74,2% entre as mulheres brancas, 65,7% entre os homens brancos, 60,9% entre as mulheres negras e 47,9% entre os homens negros.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.

Havia mais homens negros, acima de 15 anos, sem instrução ou com fundamental incompleto, que mulheres negras, entre 2012 e 2019. A média foi 44,4%% para homens negros e 39,9% para mulheres negras.

Caiu a proporção de negros e negras, acima de 15 anos, sem instrução ou com fundamental incompleto entre 2012 e 2019. A queda foi de 8,8 p.p. (pontos percentuais) entre os homens e 9,3 p.p entre as mulheres. No entanto, a distância entre os sexos se mantém.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

Entre os que concluíram a graduação a distância nas instituições públicas de 2016 a 2019, a maior proporção era de negros. Do total de concluintes, a proporção média de negros era de 37,1%, de brancos 28,5% e de não declaração 33,1% nesse período.

A proporção de estudantes que concluíram a graduação a distância nas instituições públicas passou de 30,7% para 37,2% entre negros e de 23,6% para 31,8% entre brancos, de 2016 para 2019. Apesar de observarmos um aumento ligeiramente maior entre os concluintes brancos, a proporção de concluintes negros permaneceu maior ao longo do período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.