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Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-matriculas-da-educacao-basica-segundo-a-predominancia-da-cor-raca-dos-alunos-2010-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.
Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.
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EscolaridadeNas graduações em instituições privadas, em 2019, 36,8% das ingressantes eram negras, 40,7%, brancas e 20,5%, sem declaração de cor-raça. Já entre os homens, 37,0% eram negros, 40,6%, brancos e 20,6%, sem declaração de cor-raça. A diferença entre mulheres brancas e negras era de 3,9 pontos percentuais (pp), quase a mesma que entre homens brancos e negros, de 3,6 pp.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

210
EscolaridadeNas instituições públicas, os negros eram maioria nas graduações presenciais em Pedagogia, com 9,1 pontos percentuais (pp) a mais que os brancos em 2014 e 14,1 pp em 2019. Nas instituições privadas, a proporção de negros era de 1,9 pp a menos que a de brancos em 2014 e passou a ser de 4,2 pp a mais em 2019.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

227
EscolaridadeDos ingressantes nas graduações em Pedagogia a distância em instituições privadas em 2015, a proporção de negros era de 25,9% e a de brancos, 33,4%. Já em 2019, os negros eram 39,2% e os brancos, 35,1%. Em 2019, passou a haver mais ingressantes negros do que brancos nesses cursos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

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EscolaridadeAo compararmos a porcentagem de mulheres negras entre 40 a 49 anos com as de 20 a 24 anos, com Ensino Médio completo, observamos um aumento de 18,9 pontos percentuais neste grupo, que quase dobrou. Já entre as mulheres brancas entre 40 a 49 anos e 20 a 24 anos, esse aumento foi de 20,6 pontos percentuais.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.