Conjuntos de dados
download

Citar essa tabela

Número de matrículas por etapa de ensino, sexo e raça/cor, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-matriculas-por-etapa-de-ensino-sexo-e-raca-cor-2010-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

Número de matrículas por etapa de ensino, sexo e raça/cor, 2010-2019.
Informações adicionais
Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
Destaques relacionados
A taxa de não declaração de cor/raça aumentou e foi acompanhada da redução da taxa de matrículas de crianças negras e brancas na Educação Infantil, entre 2010 e 2019. O dado de cor/raça é vital para entender a realidade étnico-racial das escolas e propor políticas públicas. 

Em 2019, as matrículas na Educação Infantil  composta por 34,5% de alunos brancos e 33,6% de alunos negros. A não declaração de cor/raça foi de 31,1%. A matrícula na Educação Infantil reduziu 3,7 pontos percentuais entre os negros e  2,1 pontos percentuais entre os brancos. A não declaração de cor/raça subiu 5,9 pontos percentuais entre 2010 e 2019.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A taxa de não declaração de cor/raça caiu e a matrícula de estudantes negros e brancos na Educação de Jovens e Adultos aumentou entre 2010 e 2019.  Há uma forte indicação de que há muito mais negros do que brancos nesta etapa de ensino, apesar da alta taxa de não declaração. O dado de cor/raça é vital para entender a realidade étnico-racial das escolas e propor políticas públicas. 

Em 2019, a matrícula por cor/raça na Educação de Jovens e Adultos era composta por: 16,1% de alunos brancos e 45,4% de alunos negros. A não declaração de cor/raça foi de 37,4%. Entre 2010 e 2019, a matrícula de alunos negros aumentou 1,3 pontos percentuais e 7,2 pontos percentuais entre os brancos. A não declaração de cor/raça caiu 10,4 pontos percentuais.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Em 2019, no EJA, para cada 28 negros matriculados, havia 10 alunos brancos. No Ensino Médio e no Fundamental, para cada 12 estudantes negros, havia 10 estudantes brancos. Na Educação Infantil, a  cada 10 crianças negras, havia 10 crianças brancas.*

Em 2019, a proporção entre o número de estudantes negros e brancos matriculados no EJA era muito maior que na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o que indica uma exclusão dos estudantes negros ao longo da Educação Básica. 

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A taxa de não declaração de cor/raça reduziu e foi acompanhada do aumento da taxa de matrículas de crianças negras e brancas no Ensino Fundamental, entre 2010 e 2019. O preenchimento do dado sobre cor/raça é obrigatório no Censo Escolar, fundamental para entender a realidade étnico-racial das escolas e para pensar políticas públicas.

Em 2019, a matrícula por cor/raça no Ensino Fundamental era composta por: 32,8% de alunos brancos e 40,3% de alunos negros. A não declaração de cor/raça foi de 25,8%. Entre 2010 e 2019, a matrícula de crianças negras aumentou 8,7 pontos percentuais e 7,2 pontos percentuais entre os brancos.  A não declaração de cor/raça reduziu 15,9 pontos percentuais.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.