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Número de matrículas por sexo e raça/cor, segundo a etapa de ensino e a distorção idade-série, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-matriculas-por-sexo-e-cor-raca-segundo-a-etapa-de-ensino-e-a-distorcao-idade-serie-2010-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

Número de matrículas por sexo e raça/cor, segundo a etapa de ensino e a distorção idade-série, 2010-2019.
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Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
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Em 2010 e em 2019,  a região Norte tinha a maior proporção de população negra e a região Sul, a menor proporção. Nessas regiões, a distorção idade-série dos estudantes negros nos anos iniciais do Ensino Fundamental era consistentemente maior que a dos estudantes brancos. 

As taxas de distorção idade-série de negros e brancos nos anos iniciais do Ensino Fundamental reduziram nas regiões Norte e Sul, entre 2010 e 2019. A distância entre negros e brancos caiu de 10,8 pontos percentuais para 7,7 no Norte e de 7,4 pontos percentuais para 5,8 no Sul. A taxa de distorção idade-série dos brancos continuou menor que a dos negros.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A média, entre 2010 e 2019, de estudantes negros em distorção idade-série foi de 16,8% e entre os brancos foi de 7,6%, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, a cada 6 estudantes negros, um apresenta distorção idade-série, entre os brancos, a cada 13, um apresenta a mesma distorção.

A taxa de distorção idade-série dos anos iniciais do Ensino Fundamental diminuiu entre 2010 e 2019 em todos os grupos de cor-raça. A distância entre negros e brancos caiu de 11,8 pontos percentuais (2010) para 7,4 (2019). Mesmo assim, as taxas dos negros em 2019 eram maiores que dos brancos em 2010, demonstrando a persistência da desigualdade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A média de estudantes negros em distorção idade-série foi de 36% e entre os brancos foi de 19,2%, no Ensino Médio, entre 2010 e 2019. Ou seja, a cada 3 estudantes negros, um apresentava distorção idade-série, e entre os brancos, a cada 5, um apresentava a mesma distorção. 

A taxa de distorção idade-série no Ensino Médio diminuiu entre os estudantes negros e brancos, de 2010 a 2019. A distância entre eles caiu de 20,7 pontos percentuais (2010) para 14,3 (2019). Mesmo assim, a taxa dos negros em 2019 era muito maior que dos brancos em 2010, demonstrando a persistência da desigualdade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A média de estudantes negros em distorção idade-série foi de 31,7% e entre os brancos foi de 16,6%, nos anos finais do Ensino Fundamental, entre 2010 e 2019. Ou seja, a cada 3 estudantes negros, um apresentava distorção idade-série, entre os brancos, a cada 6, um apresentava a mesma distorção.  

A taxa de distorção idade-série dos anos finais do Ensino Fundamental diminuiu entre 2010 e 2019, entre os estudantes negros e brancos. A distância entre eles caiu de 18,6 pontos percentuais (2010) para 12,6 (2019). Mesmo assim, as taxas dos negros em 2019 eram maiores que dos brancos em 2010, demonstrando a persistência da desigualdade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.