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Número de matrículas por sexo e raça/cor, segundo a etapa de ensino e a distorção idade-série, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-matriculas-por-sexo-e-cor-raca-segundo-a-etapa-de-ensino-e-a-distorcao-idade-serie-2010-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

Número de matrículas por sexo e raça/cor, segundo a etapa de ensino e a distorção idade-série, 2010-2019.
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Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
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A média de estudantes negros em distorção idade-série foi de 31,7% e entre os brancos foi de 16,6%, nos anos finais do Ensino Fundamental, entre 2010 e 2019. Ou seja, a cada 3 estudantes negros, um apresentava distorção idade-série, entre os brancos, a cada 6, um apresentava a mesma distorção.  

A taxa de distorção idade-série dos anos finais do Ensino Fundamental diminuiu entre 2010 e 2019, entre os estudantes negros e brancos. A distância entre eles caiu de 18,6 pontos percentuais (2010) para 12,6 (2019). Mesmo assim, as taxas dos negros em 2019 eram maiores que dos brancos em 2010, demonstrando a persistência da desigualdade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Em 2010 e em 2019, as regiões Norte e Sul tinham a maior e a menor proporção de população negra do país, respectivamente. Nessas regiões, a distorção idade-série dos estudantes negros nos anos finais do Ensino Fundamental era consistentemente maior que a dos estudantes brancos.

Norte e Sul reduziram as taxas de distorção idade-série de negros e brancos nos anos finais do Ensino Fundamental, de 2010 a 2019. No Norte, a distância entre eles caiu de 15,0 pontos percentuais para 11,7. No Sul, a distância ficou quase a mesma, 12,0 pontos percentuais para 11,5. A distorção idade-série dos brancos continuou menor que a dos negros.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A média, entre 2010 e 2019, de estudantes negros em distorção idade-série foi de 16,8% e entre os brancos foi de 7,6%, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, a cada 6 estudantes negros, um apresenta distorção idade-série, entre os brancos, a cada 13, um apresenta a mesma distorção.

A taxa de distorção idade-série dos anos iniciais do Ensino Fundamental diminuiu entre 2010 e 2019 em todos os grupos de cor-raça. A distância entre negros e brancos caiu de 11,8 pontos percentuais (2010) para 7,4 (2019). Mesmo assim, as taxas dos negros em 2019 eram maiores que dos brancos em 2010, demonstrando a persistência da desigualdade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A distância nas taxas de distorção idade-série nos anos iniciais do Ensino Fundamental entre negros e brancos caiu na região Norte e na Sul, de 2010 a 2019. Na Norte, a taxa dos negros em 2019 era próxima à dos brancos em 2010. No Sul, a taxa dos negros em 2019 nem se aproximou da taxa dos brancos em 2010, persistindo a desigualdade na região Sul.

A taxa de distorção idade-série dos negros nos anos iniciais do Ensino Fundamental em 2019 era de 18,0% na região Norte, ou seja, um pouco maior que a de brancos em 2010, que era de 17,1%. Na região Sul, a taxa de distorção idade-série dos estudantes negros em 2019 era de 12,3%, bem maior que a dos brancos em 2010 que era 8,1%.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.