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Rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) por etapa de ensino, sexo e raça/cor, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/rendimento-escolar-aprovacao-reprovacao-e-abandono-por-etapa-de-ensino-sexo-e-cor-raca-2010-2019/. Acesso em: 08 de dezembro de 2023.

Rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) por etapa de ensino, sexo e raça/cor, 2010-2019.
Informações adicionais
Autor: Cedra
Atualizado em: 11 de dezembro de 2023
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
Destaques relacionados
Apesar do aumento da taxa de aprovação geral entre 2010 e 2019, a taxa de aprovação de estudantes negros em 2019 no Ensino Fundamental era menor do que a de brancos em 2010.

A taxa de aprovação no Ensino Fundamental entre os estudantes negros foi 91,1% e entre os brancos foi 95,0% em 2019. A distância entre estudantes brancos e negros caiu de 7,2 pontos percentuais em 2010 para 3,9 em 2019.
Aprovado: concluiu satisfatoriamente a etapa e está apto para a etapa seguinte.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre 2010 e 2019, a taxa de reprovação aumentou para negros e brancos. A taxa média de reprovação foi 17,4% para estudantes brancos e 14,8% para negros. Os estudantes negros apresentam menor taxa de reprovação porque abandonam mais a EJA.

As taxas de reprovação de estudantes brancos foram maiores que a dos negros e a distância entre eles aumentou de 2,3 pontos percentuais (2010) para 2,8 (2019).
Reprovado: não concluiu satisfatoriamente a etapa que estava cursando e não está apto para a etapa seguinte. 

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

 Na Educação de Jovens e Adultos, entre 2010 e 2019, a taxa de aprovação média foi de 58,7% para estudantes brancos e 53,6% para negros. Neste período, a taxa de aprovação dos brancos manteve-se sempre acima da dos negros.

Diminuiu a distância da taxa de aprovação na EJA entre estudantes brancos e negros de 7,7 (2010) para 2,3 pontos percentuais (2019) porque a taxa de aprovação dos negros aumentou e a dos brancos reduziu.
Aprovado: concluiu satisfatoriamente a etapa e está apto para a etapa seguinte.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A taxa de reprovação entre os estudantes negros foi, em média, de 9,7% e entre os estudantes brancos, 5,8%, no Ensino Fundamental entre 2010 e  2019. 

Diminuíram as taxas de reprovação de estudantes negros e brancos, entre 2010 e 2019. A distância entre as taxas de reprovação entre brancos e negros reduziu de 4,6 pontos percentuais em 2010 para 3,0 em 2019.
Reprovado: não concluiu satisfatoriamente a etapa que estava cursando e não está apto para a etapa seguinte. 

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.