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Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.. Fonte: IBGE. Censo Demográfico. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-estudantes-no-nivel-superior-segundo-a-graduacao-e-pos-graduacao-brasil-2010/. Acesso em: 15 de dezembro de 2022.

Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.
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Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: IBGE. Censo Demográfico
Destaques relacionados
A presença de homens brancos de 18 a 24 anos no Ensino Superior foi o dobro da presença de homens negros, em média, entre 2016 e 2023.

Em 2016, entre os homens brancos de 18 a 24 anos, 23,9% estavam no Ensino Superior e entre os negros apenas, 10,8%. Em 2023, os brancos passaram a 26,6% e os negros para 12,6%. A diferença, desfavorável aos estudantes negros, ampliou de 13,1 pontos percentuais (p.p.) em 2016 para 14,9 p.p. em 2023, permanecendo expressiva.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc). Elaborado pelo CEDRA.

A proporção de negros que concluíram graduações em Pedagogia em instituições públicas em 2014 ultrapassou em 5,7 pontos percentuais (pp) a de brancos. Já em 2019, essa diferença aumentou para 12,9 pp.

Em 2014, a proporção de concluintes negros de graduações em Pedagogia em instituições públicas era de 29,3%, passando a 43,9% em 2019. Para os brancos, passou de 23,6% para 31% no mesmo período. Portanto, a proporção de negros cresceu mais rapidamente que a de brancos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Os estudantes negros eram maioria nas escolas públicas e os brancos nas escolas particulares, na Educação Básica, em 2019. Havia 2,6 vezes mais estudantes negros nas escolas públicas que nas escolas particulares.

Para cada 15 estudantes negros havia 10 brancos na rede pública de Educação Básica. Já na rede privada, havia 6 estudantes negros para cada 10 brancos, em 2019. 

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

O percentual de jovens negras de 15 a 19 anos sem instrução ou com Ensino Fundamental incompleto foi 1,6 vezes maior que o de brancas, em média, entre 2012 e 2023.

Em 2012, 30,6% das jovens negras de 15 a 19 anos tinham baixa escolaridade, contra 16,2% das brancas. Em 2023, negras eram 16,7% e brancas 11,2%, reduzindo a diferença de 14,4 para 5,5 pontos percentuais. Apesar do avanço, era expressivo o percentual de jovens, sobretudo negras, com esse baixo nível educacional.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc). Elaborado pelo CEDRA.