Citar essa tabela
Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.. Fonte: IBGE. Censo Demográfico. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-estudantes-no-nivel-superior-segundo-a-graduacao-e-pos-graduacao-brasil-2010/. Acesso em: 15 de dezembro de 2022.
Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.
Informações adicionais
Destaques relacionados

130
EscolaridadeReduziu a desigualdade entre homens negros e brancos, acima de 15 anos, sem instrução ou com fundamental incompleto, de 14,9 p.p. (pontos percentuais) para 12,4 p.p., entre 2012 e 2019. Mas, a taxa dos homens negros em 2019 era 40,0%, superior à dos brancos em 2012, que foi 33,9%.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

221
EscolaridadeA diferença entre as proporções dos ingressantes negros e brancos na rede pública nas graduações presenciais de Medicina foi de 14,6 pontos percentuais (pp) em 2014 para 14,3 pp em 2019. Já na rede privada aumentou de 35,1 pp para 44,9 pp. A desigualdade entre negros e brancos se manteve na rede pública e aumentou na rede privada, nesse período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

213
EscolaridadeEm 2014, a proporção de ingressantes brancos nas graduações presenciais (públicas + privadas) foi de 32,5% e de negros, de 25,6%. Em 2019, os brancos foram 43,3% e os negros, 38,2%. Nesse período, houve um aumento um pouco maior de negros que de brancos, de 12,6 pp e 10,8 pp, respectivamente.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

140
EscolaridadeA taxa média de analfabetismo na população jovem (25 a 29 anos), entre 2012 e 2019, foi de: 1,4% para homens brancos, 3,2% para homens negros, 0,7% para mulheres brancas e 1,6% para mulheres negras. Embora todas as taxas de analfabetismo tenham caído no período, persistiu a diferença entre homens negros/brancos e mulheres negras/brancas.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).