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Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.. Fonte: IBGE. Censo Demográfico. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-estudantes-no-nivel-superior-segundo-a-graduacao-e-pos-graduacao-brasil-2010/. Acesso em: 15 de dezembro de 2022.
Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.
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EscolaridadeEm 2016, entre os homens brancos de 18 a 24 anos, 23,9% estavam no Ensino Superior e entre os negros apenas, 10,8%. Em 2023, os brancos passaram a 26,6% e os negros para 12,6%. A diferença, desfavorável aos estudantes negros, ampliou de 13,1 pontos percentuais (p.p.) em 2016 para 14,9 p.p. em 2023, permanecendo expressiva.
Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc). Elaborado pelo CEDRA.
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EscolaridadeEm 2014, a proporção de concluintes negros de graduações em Pedagogia em instituições públicas era de 29,3%, passando a 43,9% em 2019. Para os brancos, passou de 23,6% para 31% no mesmo período. Portanto, a proporção de negros cresceu mais rapidamente que a de brancos.
Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.
108
EscolaridadePara cada 15 estudantes negros havia 10 brancos na rede pública de Educação Básica. Já na rede privada, havia 6 estudantes negros para cada 10 brancos, em 2019.
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
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EscolaridadeEm 2012, 30,6% das jovens negras de 15 a 19 anos tinham baixa escolaridade, contra 16,2% das brancas. Em 2023, negras eram 16,7% e brancas 11,2%, reduzindo a diferença de 14,4 para 5,5 pontos percentuais. Apesar do avanço, era expressivo o percentual de jovens, sobretudo negras, com esse baixo nível educacional.
Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc). Elaborado pelo CEDRA.