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Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.. Fonte: IBGE. Censo Demográfico. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-estudantes-no-nivel-superior-segundo-a-graduacao-e-pos-graduacao-brasil-2010/. Acesso em: 15 de dezembro de 2022.

Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.
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Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: IBGE. Censo Demográfico
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Mais mulheres concluíram o o Ensino Superior que homens.

Em 2010, considerando a população acima dos 25 anos, a conclusão do Ensino Superior foi observada entre 12,5% das mulheres e 10% dos homens.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.

Professores de EJA/Ensino Fundamental com a formação adequada* eram 16,2%, em média, entre 2013 e 2019 nas escolas predominantemente negras e 30,2% nas predominantemente brancas. Esta foi a única etapa em que a distância entre os tipos de escolas aumentou.

Escolas predominantemente negras ou brancas têm mais de 60% de alunos declarados negros ou brancos; demais escolas são mistas.
Houve melhora geral na adequação de formação dos professores na Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental, entre 2013 e 2019, mas a distância entre escolas predominantemente brancas e negras aumentou de 11,6 pontos percentuais em 2013 para 17,5 em 2019. 

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Menos estudantes negros que brancos concluíram graduações presenciais em Direito, tanto em instituições públicas quanto privadas, de 2014 a 2019. Mas a proporção de negros concluintes cresceu um pouco mais que a de brancos, diminuindo a distância entre os dois grupos.

Estudantes brancos que concluíram graduações presenciais em Direito aumentaram 13,7 pontos percentuais (pp) nas instituições públicas e 13,2 pp nas privadas de 2014 a 2019. Já os negros aumentaram 18,1 pp nas instituições públicas e 16,4 pp nas privadas, um aumento mais acelerado que o dos brancos no mesmo período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

A taxa de reprovação entre os estudantes negros foi, em média, de 9,7% e entre os estudantes brancos, 5,8%, no Ensino Fundamental entre 2010 e  2019. 

Diminuíram as taxas de reprovação de estudantes negros e brancos, entre 2010 e 2019. A distância entre as taxas de reprovação entre brancos e negros reduziu de 4,6 pontos percentuais em 2010 para 3,0 em 2019.
Reprovado: não concluiu satisfatoriamente a etapa que estava cursando e não está apto para a etapa seguinte. 

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.