Conjuntos de dados
download

Citar essa tabela

Nível socioeconômico das escolas (INSE) segundo a predominância de raça/cor, 2013, 2015 e 2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/nivel-socioeconomico-das-escolas-inse-segundo-a-predominancia-de-cor-raca-2013-2015-e-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

Nível socioeconômico das escolas (INSE) segundo a predominância de raça/cor, 2013, 2015 e 2019.
Informações adicionais
Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
Destaques relacionados
Escolas com estudantes de famílias ricas eram predominantemente brancas e com estudantes de famílias pobres eram predominantemente negras. Escolas predominantemente negras ou brancas têm 60% ou mais de alunos declarados negros ou brancos. As demais escolas são mistas.

Em 2019, ⅔ das escolas nos níveis socioeconômicos mais altos eram predominantemente brancas, sendo irrisória a participação de escolas predominantemente negras. Já entre os níveis mais baixos há uma inversão, é irrisória a participação de escolas predominantemente brancas, mais da metade eram predominantemente negras.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Havia mais escolas predominantemente negras nas regiões Norte e Nordeste e mais escolas predominantemente brancas nas regiões Sul e Sudeste, em 2019.

Escolas predominantemente negras ou brancas têm 60% ou mais de estudantes declarados negros ou brancos. As demais escolas são classificadas como mistas.
Distribuição das escolas da Educação Básica de acordo com a predominância da cor/raça dos estudantes em 2019:

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Dentre as mulheres de 40 a 49 anos que concluíram até o Ensino Fundamental, a proporção de mulheres negras foi um pouco maior que a de mulheres brancas. As taxas foram 15,0% para negras e 13,7% para brancas, em média, entre 2012 e 2019.

Reduziu a taxa de mulheres negras de 40 a 49 anos que estudaram até o Ensino Fundamental de 15,9% para 13,7%, entre 2012 a 2019. A taxa das brancas caiu de forma mais acelerada, de 15,1% para 11,7% e a distância entre brancas e negras aumentou.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

Houve um aumento na proporção de estudantes negros e brancos que concluíram a graduação presencial (pública + privada) entre 2014 e 2019. A proporção de negros concluintes aumentou 2,1 pontos percentuais (pp) a mais que a de brancos.

A proporção de negros que concluíram graduação presencial passou de 19,3% para 34,3% entre 2014 e 2019. No caso dos brancos, foi de 32,5% para 45,4%. A diferença entre negros e brancos caiu de 13,2 pp para 11,1 pp. A desigualdade permaneceu quase a mesma.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.