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Nível socioeconômico das escolas (INSE) segundo a predominância de raça/cor, 2013, 2015 e 2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/nivel-socioeconomico-das-escolas-inse-segundo-a-predominancia-de-cor-raca-2013-2015-e-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.
Nível socioeconômico das escolas (INSE) segundo a predominância de raça/cor, 2013, 2015 e 2019.
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EscolaridadeEm 2019, ⅔ das escolas nos níveis socioeconômicos mais altos eram predominantemente brancas, sendo irrisória a participação de escolas predominantemente negras. Já entre os níveis mais baixos há uma inversão, é irrisória a participação de escolas predominantemente brancas, mais da metade eram predominantemente negras.
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
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EscolaridadeEscolas predominantemente negras ou brancas têm 60% ou mais de estudantes declarados negros ou brancos. As demais escolas são classificadas como mistas.
Distribuição das escolas da Educação Básica de acordo com a predominância da cor/raça dos estudantes em 2019:
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
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EscolaridadeReduziu a taxa de mulheres negras de 40 a 49 anos que estudaram até o Ensino Fundamental de 15,9% para 13,7%, entre 2012 a 2019. A taxa das brancas caiu de forma mais acelerada, de 15,1% para 11,7% e a distância entre brancas e negras aumentou.
Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).
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EscolaridadeA proporção de negros que concluíram graduação presencial passou de 19,3% para 34,3% entre 2014 e 2019. No caso dos brancos, foi de 32,5% para 45,4%. A diferença entre negros e brancos caiu de 13,2 pp para 11,1 pp. A desigualdade permaneceu quase a mesma.
Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.