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Nível socioeconômico das escolas (INSE) segundo a predominância de raça/cor, 2013, 2015 e 2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/nivel-socioeconomico-das-escolas-inse-segundo-a-predominancia-de-cor-raca-2013-2015-e-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.
Nível socioeconômico das escolas (INSE) segundo a predominância de raça/cor, 2013, 2015 e 2019.
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EscolaridadeEscolas predominantemente negras ou brancas têm 60% ou mais de estudantes declarados negros ou brancos. As demais escolas são classificadas como mistas.
Distribuição das escolas da Educação Básica de acordo com a predominância da cor/raça dos estudantes em 2019:

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

88
EscolaridadeEm 2019, ⅔ das escolas nos níveis socioeconômicos mais altos eram predominantemente brancas, sendo irrisória a participação de escolas predominantemente negras. Já entre os níveis mais baixos há uma inversão, é irrisória a participação de escolas predominantemente brancas, mais da metade eram predominantemente negras.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

192
EscolaridadeA proporção de negros que concluíram cursos de graduação presencial em instituições públicas passou de 23,4% para 37,0% entre 2014 e 2019. No caso dos brancos, foi de 34,2% para 45,2%. A diferença entre negros e brancos caiu de 10,8 pp para 8,2 pp. A desigualdade permaneceu quase a mesma.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

129
EscolaridadeReduziu a desigualdade entre mulheres negras e brancas, acima de 15 anos, sem instrução ou com fundamental incompleto, de 12,3 p.p. (pontos percentuais) para 9,2 p.p. Mas, a taxa das mulheres negras em 2019 foi de 35,4%, maior que das mulheres brancas em 2012, que foi 32,4%.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).