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Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.. Fonte: IBGE. Censo Demográfico. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-estudantes-no-nivel-superior-segundo-a-graduacao-e-pos-graduacao-brasil-2010/. Acesso em: 15 de dezembro de 2022.

Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.
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Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: IBGE. Censo Demográfico
Destaques relacionados
Havia mais brancos que negros ingressantes nas graduações (presencial + a distância; pública + privada) entre 2014 e 2019. A distância entre os dois grupos diminuiu de 5,8 pontos percentuais (pp) em 2014 para 2,6 pp. em 2019.

Em 2014, a proporção de ingressantes brancos nas graduações (presencial + a distância; pública + privada) foi de 30,5% e a de negros, 24,7%. Em 2019, os brancos foram 40,6% e os negros, 38,0%. Houve um aumento maior de negros que de brancos no período – 13,3 pp e 10,1 pp, respectivamente.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Amazonas, Minas Gerais e Tocantins apresentaram, em 2019, as maiores taxas de declaração de cor/raça dos alunos da Educação Básica. O dado de cor/raça é vital para entender a realidade étnico-racial das escolas e propor políticas públicas.

Os cinco estados, em 2019, com as maiores taxas de declaração de cor/raça dos estudantes da Educação Básica foram: Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Amazonas, Minas Gerais e Tocantins.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Entre os empregadores no ano de 2010, o número de mulheres negras era 1/6 do número de homens brancos.

Há quase 6 vezes mais homens brancos como empregadores que mulheres negras.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.

Mulheres negras de 20 a 29 anos eram a maioria entre as que apresentavam escolaridade limitada ao Ensino Fundamental. As taxas foram 20,6% para negras e 13,3% para brancas, em média, de 2012 a 2019.

Reduziu a taxa de mulheres negras de 20 a 29 anos que concluíram até o Ensino Fundamental de 21,8% para 18,3%. As brancas reduziram de 14,3% para 12,3%, entre 2012 e 2019. A distância entre brancas e negras praticamente não se modificou.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).