Conjuntos de dados
download

Citar essa tabela

Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.. Fonte: IBGE. Censo Demográfico. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-estudantes-no-nivel-superior-segundo-a-graduacao-e-pos-graduacao-brasil-2010/. Acesso em: 15 de dezembro de 2022.

Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.
Informações adicionais
Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: IBGE. Censo Demográfico
Destaques relacionados
Na Educação de Jovens e Adultos, entre 2010 e 2019, a taxa de abandono dos estudantes negros sempre foi mais alta que a dos brancos. Neste período, a média foi de 31,6% para os estudantes negros e 23,9% para brancos, e diminuiu para os dois grupos de estudantes.  

A taxa de abandono diminuiu entre 2010 e 2019, mas ainda continuou alta. A distância entre estudantes brancos e negros reduziu de 10,1 pontos percentuais (2010) para 5,1 (2019).
Abandono: deixou de frequentar a escola antes do final do ano, sem pedir transferência para outra unidade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Do total de estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 2019, 16,1% eram brancos, 45,4% eram negros e 1,1% eram amarelos ou indígenas. A falta de declaração era de 37,4%.

Entre as estudantes, 16,4% eram brancas, 45,2% eram negras, 1,1% eram amarelas ou indígenas. Já entre os estudantes, 15,9% eram brancos, 45,5% eram negros, 1,1% eram amarelos ou indígenas. Entre as estudantes, 37,3% não declararam cor/raça, enquanto entre os estudantes esse percentual foi 37,5%.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Mulheres negras acima de 25 anos tiveram, em média, mais acesso ao Ensino Superior que os homens negros, de 2012 a 2019.

Mulheres negras acima de 25 anos com Ensino Superior completo passaram de 7,9% a 12,9%, de 2012 a 2019, um aumento de 5 pontos percentuais. Os homens negros passaram de 5,3% a 9,1%, um aumento de 3,8 pontos percentuais. A diferença entre negras e negros se manteve praticamente a mesma entre 2012 e 2019.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

Havia muito mais docentes brancos do que negros nas instituições de ensino superior privadas – universidades, centros universitários e faculdades – de 2009 a 2019.

A diferença entre docentes negros e brancos diminuiu 4,5 pontos percentuais (pp) nos centros universitários e faculdades e aumentou 8,9 pp nas universidades, no período de 2009 a 2019.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.