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Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.. Fonte: IBGE. Censo Demográfico. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-estudantes-no-nivel-superior-segundo-a-graduacao-e-pos-graduacao-brasil-2010/. Acesso em: 15 de dezembro de 2022.
Número de estudantes no nível superior segundo a graduação e pós- graduação – Brasil, 2010.
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EscolaridadeA taxa de abandono diminuiu entre 2010 e 2019, mas ainda continuou alta. A distância entre estudantes brancos e negros reduziu de 10,1 pontos percentuais (2010) para 5,1 (2019).
Abandono: deixou de frequentar a escola antes do final do ano, sem pedir transferência para outra unidade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

95
EscolaridadeEntre as estudantes, 16,4% eram brancas, 45,2% eram negras, 1,1% eram amarelas ou indígenas. Já entre os estudantes, 15,9% eram brancos, 45,5% eram negros, 1,1% eram amarelos ou indígenas. Entre as estudantes, 37,3% não declararam cor/raça, enquanto entre os estudantes esse percentual foi 37,5%.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

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EscolaridadeMulheres negras acima de 25 anos com Ensino Superior completo passaram de 7,9% a 12,9%, de 2012 a 2019, um aumento de 5 pontos percentuais. Os homens negros passaram de 5,3% a 9,1%, um aumento de 3,8 pontos percentuais. A diferença entre negras e negros se manteve praticamente a mesma entre 2012 e 2019.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

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EscolaridadeA diferença entre docentes negros e brancos diminuiu 4,5 pontos percentuais (pp) nos centros universitários e faculdades e aumentou 8,9 pp nas universidades, no período de 2009 a 2019.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.