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Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-matriculas-da-educacao-basica-segundo-a-predominancia-da-cor-raca-dos-alunos-2010-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.
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Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
Destaques relacionados
Havia mais pessoas negras acima de 15 anos, sem instrução ou com Fundamental incompleto, que brancas entre 2012 e 2019. A média foi de 42,1% para negros e 29,7% para brancos.

Reduziu a desigualdade entre pessoas negras e brancas, acima de 15 anos, sem instrução ou com fundamental incompleto, de 13,6 p.p. (pontos percentuais) para 10,9 p.p. A taxa dos negros em 2019 foi de 37,7%, percentual maior que a dos brancos em 2012, que foi 33,1%.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

A proporção de estudantes cotistas (com reserva de vaga) que ingressaram nas graduações em instituições públicas aumentou 7,2 pontos percentuais (pp) de 2014 a 2019.

Em 2014, 78% dos estudantes ingressaram sem cotas e 22%, através de cotas. Em 2019, as proporções foram de 70,8% e 29,2%, respectivamente. Entre os estudantes que não usaram cotas, os brancos eram maioria nesse período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

A proporção de matrículas de estudantes negros na graduação (pública + privada; presencial + a distância) aumentou 27,5 pontos percentuais (pp) de 2010 a 2019. O crescimento da proporção de brancos foi de 22,7 pp no mesmo período.

A proporção de estudantes negros cresceu 4,8% a mais que a de brancos de 2010 a 2019. A taxa de declaração de cor-raça aumentou 51,5 pp entre 2010 e 2019.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

A proporção de matrículas de estudantes negros e brancos na graduação a distância (pública + privada) aumentou entre 2010 e 2019. A de estudantes negros cresceu 10 pontos percentuais (pp) a mais que a de brancos.

A proporção de matrículas de estudantes negros aumentou 35,2 pp e entre brancos, 25,2 pp, entre 2010 e 2019. Em 2019, a proporção de estudantes negros e brancos na graduação a distância (pública + privada) era praticamente a mesma. A taxa de declaração de cor-raça aumentou 62,3 pp nesse período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.