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Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-matriculas-da-educacao-basica-segundo-a-predominancia-da-cor-raca-dos-alunos-2010-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.
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Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
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Menos estudantes negros que brancos concluíram graduações presenciais em Direito, tanto em instituições públicas quanto privadas, de 2014 a 2019. Mas a proporção de negros concluintes cresceu um pouco mais que a de brancos, diminuindo a distância entre os dois grupos.

Estudantes brancos que concluíram graduações presenciais em Direito aumentaram 13,7 pontos percentuais (pp) nas instituições públicas e 13,2 pp nas privadas de 2014 a 2019. Já os negros aumentaram 18,1 pp nas instituições públicas e 16,4 pp nas privadas, um aumento mais acelerado que o dos brancos no mesmo período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Na graduação pública (presencial + a distância), as matrículas de estudantes negras eram maioria em 2019, em comparação com as de estudantes brancas. Já a proporção de matrículas de estudantes negros era a mesma que a de estudantes brancos.

Na graduação pública (presencial + a distância), em 2019, as matrículas de estudantes negras eram 43,1% e as de brancas, 39,1%. A taxa de não declaração de cor-raça foi de 15,2%. Já entre os estudantes, 41,8% eram negros, 41,8%, brancos e 13,8%, sem declaração de cor-raça.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Houve um aumento na proporção de negros e brancos que concluíram cursos de graduação presencial em instituições públicas entre 2014 e 2019. A proporção de negros aumentou 2,6 pontos percentuais (pp) a mais que a de brancos.

A proporção de negros que concluíram cursos de graduação presencial em instituições públicas passou de 23,4% para 37,0% entre 2014 e 2019. No caso dos brancos, foi de 34,2% para 45,2%. A diferença entre negros e brancos caiu de 10,8 pp para 8,2 pp. A desigualdade permaneceu quase a mesma.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

A falta de declaração de cor/raça dos estudantes da Educação Básica em 2010 era 41,3% e caiu para 27,8% em 2019, percentual alto para estudos sobre a questão racial. O dado de cor/raça é vital para entender a realidade étnico-racial das escolas e propor políticas públicas.

Apesar da redução de 13,5 pontos percentuais, entre 2010 e 2019, a não declaração de cor/raça dos estudantes da Educação Básica no Brasil permaneceu alta.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.