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Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-matriculas-da-educacao-basica-segundo-a-predominancia-da-cor-raca-dos-alunos-2010-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.
Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.
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EscolaridadeEstudantes brancos que concluíram graduações presenciais em Direito aumentaram 13,7 pontos percentuais (pp) nas instituições públicas e 13,2 pp nas privadas de 2014 a 2019. Já os negros aumentaram 18,1 pp nas instituições públicas e 16,4 pp nas privadas, um aumento mais acelerado que o dos brancos no mesmo período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

169
EscolaridadeNa graduação pública (presencial + a distância), em 2019, as matrículas de estudantes negras eram 43,1% e as de brancas, 39,1%. A taxa de não declaração de cor-raça foi de 15,2%. Já entre os estudantes, 41,8% eram negros, 41,8%, brancos e 13,8%, sem declaração de cor-raça.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

192
EscolaridadeA proporção de negros que concluíram cursos de graduação presencial em instituições públicas passou de 23,4% para 37,0% entre 2014 e 2019. No caso dos brancos, foi de 34,2% para 45,2%. A diferença entre negros e brancos caiu de 10,8 pp para 8,2 pp. A desigualdade permaneceu quase a mesma.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

100
EscolaridadeApesar da redução de 13,5 pontos percentuais, entre 2010 e 2019, a não declaração de cor/raça dos estudantes da Educação Básica no Brasil permaneceu alta.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.