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Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/numero-de-matriculas-da-educacao-basica-segundo-a-predominancia-da-cor-raca-dos-alunos-2010-2019/. Acesso em: 07 de dezembro de 2023.

Número de matrículas da educação básica segundo a predominância da raça/cor dos alunos, 2010-2019.
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Autor: Cedra
Atualizado em: 21 de março de 2025
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
Destaques relacionados
De 2010 a 2019, a frequência no Ensino Superior avançou tanto de homens quanto de mulheres, entre 18 e 24 anos, sendo que estas aumentaram a distância em relação aos homens.

A frequencia no Ensino Superior aumentou entre 2010 e 2019, considerando a população entre 18 a 24 anos: mulheres 15,3% para 22,8%; homens 11,3% para 18,1% . A diferença entre homens e mulheres aumentou de 4 para 4,7 pontos percentuais.

Fonte: IBGE Censo 2010 e PNAD 2019. 
Elaborado pelo CEDRA.

A proporção de negros que concluíram graduações presenciais em instituições privadas em 2019 era maior que a de brancos no turno vespertino e expressivamente menor no turno integral.

Do total de estudantes que concluíram graduações presenciais em instituições privadas, a proporção de negros era de 41,9% e de brancos, 36,5%. No integral, negros eram 22,8% e brancos, 64,8%; no matutino, 33,3% eram negros e 42,5%, brancos; e no noturno, 33,8% eram negros e 45,2%, brancos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

A região Norte apresentava o maior percentual de população negra, em 2019. Na Educação Básica, a proporção de estudantes negros na rede pública era o triplo da rede privada.

Na Educação Básica, em 2019, havia 65 estudantes negros para cada 10 brancos nas escolas públicas da região Norte, muito mais do que na população, onde havia 40 negros para 10 brancos. Na rede privada, havia 21 estudantes negros para cada 10 brancos, a metade da proporção de negros na população total.

Fonte: PNADc e Censo Escolar de 2019

Mulheres negras tinham mais acesso à escolarização que homens negros.

Entre os negros, 54,7% dos homens com 15 anos ou mais não tinham instrução ou tinham o fundamental incompleto. Já entre as mulheres negras, 49,4% tinham esse mesmo grau de escolaridade.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.