Conjuntos de dados
download

Citar essa tabela

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, modalidade de ensino, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/modalidade-matricula/. Acesso em: 18 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, modalidade de ensino, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
Nos cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas, as matrículas de negros e brancos apresentaram equilíbrio de 2009 a 2019. Nos cursos privados, só houve maior proporção de negros em 2019.

Nos cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas, as matrículas de negros eram 7,5% em 2009, chegando a 31,3% em 2019. A proporção de brancos passou de 12,6% para 31,1%. Nas instituições privadas, foi de 3,4% a 41,9% para os negros e de 11,2% a 38,5% para os brancos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Houve um aumento na proporção de negros e brancos que concluíram cursos de graduação presencial em instituições privadas entre 2014 e 2019. A proporção de negros aumentou 1,7 ponto percentual (pp) a mais que a de brancos.

A proporção de negros que concluíram cursos de graduação presencial em instituições privadas passou de 17,9% para 33,3% entre 2014 e 2019. No caso dos brancos, foi de 31,8% para 45,5%. A diferença entre negros e brancos caiu de 13,9 pp para 12,2 pp. A desigualdade permaneceu quase a mesma.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

A taxa de não declaração de cor/raça reduziu e foi acompanhada do aumento da taxa de matrícula de estudantes negros e brancos no Ensino Médio, entre 2010 e 2019. O dado de cor/raça é vital para entender a realidade étnico-racial das escolas e propor políticas públicas. 

Em 2019, a matrícula por cor/raça no Ensino Médio era composta por: 33,0% de alunos brancos e 40,9% de alunos negros. A não declaração de cor/raça foi de 25,2%. Entre 2010 e 2019, a matrícula de estudantes negros aumentou 13,6 pontos percentuais e 9,6 pontos percentuais entre os brancos.  A não declaração de cor/raça reduziu 23,2 pontos percentuais.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A proporção de negros que concluíram graduações presenciais em instituições privadas em 2019 era maior que a de brancos no turno vespertino e expressivamente menor no turno integral.

Do total de estudantes que concluíram graduações presenciais em instituições privadas, a proporção de negros era de 41,9% e de brancos, 36,5%. No integral, negros eram 22,8% e brancos, 64,8%; no matutino, 33,3% eram negros e 42,5%, brancos; e no noturno, 33,8% eram negros e 45,2%, brancos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.