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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, modalidade de ensino, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/modalidade-matricula/. Acesso em: 18 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, modalidade de ensino, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
A taxa de não declaração de cor/raça reduziu e foi acompanhada do aumento da taxa de matrícula de estudantes negros e brancos no Ensino Médio, entre 2010 e 2019. O dado de cor/raça é vital para entender a realidade étnico-racial das escolas e propor políticas públicas. 

Em 2019, a matrícula por cor/raça no Ensino Médio era composta por: 33,0% de alunos brancos e 40,9% de alunos negros. A não declaração de cor/raça foi de 25,2%. Entre 2010 e 2019, a matrícula de estudantes negros aumentou 13,6 pontos percentuais e 9,6 pontos percentuais entre os brancos.  A não declaração de cor/raça reduziu 23,2 pontos percentuais.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Na Educação de Jovens e Adultos, entre 2010 e 2019, a taxa de abandono dos estudantes negros sempre foi mais alta que a dos brancos. Neste período, a média foi de 31,6% para os estudantes negros e 23,9% para brancos, e diminuiu para os dois grupos de estudantes.  

A taxa de abandono diminuiu entre 2010 e 2019, mas ainda continuou alta. A distância entre estudantes brancos e negros reduziu de 10,1 pontos percentuais (2010) para 5,1 (2019).
Abandono: deixou de frequentar a escola antes do final do ano, sem pedir transferência para outra unidade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Em 2010, a proporção de jovens brancos (20 a 24 anos) com Ensino Médio completo era maior que a de jovens negros.

A taxa da população entre 20 a 24 anos com Ensino Médio completo em 2010 era 66,7% entre as mulheres brancas, 48,0% entre as mulheres negras, 56,9% entre os homens brancos e 37,9% entre os homens negros.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.

Entre os docentes de instituições de ensino superior privadas, a proporção de brancos e de negros com mestrado era maior que a com doutorado entre 2009 e 2019.

Nas instituições de ensino superior privadas, em 2014 os docentes com doutorado eram 21,3% entre os brancos e 13,7% entre os negros. Em 2019, a proporção era de 31,5% entre os brancos e 22,7% entre os negros. A diferença entre doutores brancos e negros foi de 7,6 pontos percentuais (pp) para 8,8 pp nesse período, permanecendo praticamente estável.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.