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Quantidade de concluintes por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-concluintes-por-categoria-administrativa-apoio-social-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de concluintes por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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137
EscolaridadeAs médias de 2012 a 2019, das pessoas com 40 a 49 anos com Ensino Superior completo, foram: 28,1% mulheres brancas, 20,1% homens brancos, 14,5% mulheres negras e 9,5% homens negros. A hierarquia do acesso ao Ensino Superior tem brancos no topo e negros na base. As mulheres têm maior acesso que os homens tanto entre os brancos quanto entre os negros.
Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).
196
EscolaridadeA proporção de estudantes que concluíram a graduação a distância nas instituições privadas, passou de 22,6% para 35,5% entre negros e de 30,1% para 44,9% entre brancos, de 2015 para 2019. A distância entre os grupos aumentou ligeiramente, a favor dos brancos, neste período.
Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.
158
EscolaridadeOs cinco estados que mais aumentaram a taxa de declaração de cor-raça dos estudantes da graduação entre 2010 e 2019 foram Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
pp = ponto percentual
Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.
168
EscolaridadeNa graduação privada (presencial + a distância), em 2014, os estudantes negros eram 20,8% e os brancos, 30,9%; sem declaração de cor-raça, 46,8%. Já em 2019, os negros eram 36,8%, os brancos, 43,2% e sem declaração de cor-raça, 17,7%. Embora tenha havido maior aumento da proporção de estudantes negros, a desigualdade persistiu no período.
Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.