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Quantidade de concluintes por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-concluintes-por-categoria-administrativa-apoio-social-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de concluintes por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
Dentre as pessoas de 20 a 29 anos que concluíram até o Ensino Médio, havia mais brancos que negros. Em média, foram 56,3% dos brancos e 50,0% dos negros, de 20 a 29 anos, no período de 2012 a 2019.

Os brancos de 20 a 29 anos tiveram um aumento de escolaridade de nível médio de 54,9% para 58,2%. Os negros tiveram um aumento mais acentuado, passando de 46,0% para 54,6%. Tanto negros como brancos aumentaram a escolaridade de nível médio e a distância entre eles diminuiu no período de 2012 a 2019.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

A proporção de negros era maior que a de brancos nos cursos de Pedagogia presenciais em instituições públicas de 2009 a 2019. Nas instituições privadas, isso só ocorreu a partir de 2016.

A proporção de matrículas de negros nos cursos de Pedagogia presenciais em instituições públicas era de 14,6% em 2009, chegando a 51,2% em 2019. Os brancos passaram de 13,1% para 28,4%, nesse período. Nos cursos privados, a proporção de negros era de 13,6% em 2009 e atingiu 42,2% em 2019; já os brancos passaram de 18,4% para 36,0%.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

De 2010 a 2019, avançou a frequência dos homens, entre 18 e 24 anos, no Ensino Superior. Brancos aumentaram mais seu percentual que os negros, mas negros mais do que dobraram o seu.

A taxa de homens, entre 18 e 24 anos, no Ensino superior aumentou de 17,6 % para 26,2% entre brancos e de 6,3% para 13,0% entre negros, de 2010 para 2019. Apesar dos homens negros dobrarem sua presença percentual, a diferença para os brancos aumentou de 11,3 para 13,2 pontos percentuais.

Fonte: IBGE Censo 2010 e PNAD 2019. 
Elaborado pelo CEDRA.

Nos cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas, as matrículas de negros e brancos apresentaram equilíbrio de 2009 a 2019. Nos cursos privados, só houve maior proporção de negros em 2019.

Nos cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas, as matrículas de negros eram 7,5% em 2009, chegando a 31,3% em 2019. A proporção de brancos passou de 12,6% para 31,1%. Nas instituições privadas, foi de 3,4% a 41,9% para os negros e de 11,2% a 38,5% para os brancos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.