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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-apoio-social-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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A taxa de não declaração de cor/raça reduziu e foi acompanhada do aumento da taxa de matrículas de crianças negras e brancas no Ensino Fundamental, entre 2010 e 2019. O preenchimento do dado sobre cor/raça é obrigatório no Censo Escolar, fundamental para entender a realidade étnico-racial das escolas e para pensar políticas públicas.

Em 2019, a matrícula por cor/raça no Ensino Fundamental era composta por: 32,8% de alunos brancos e 40,3% de alunos negros. A não declaração de cor/raça foi de 25,8%. Entre 2010 e 2019, a matrícula de crianças negras aumentou 8,7 pontos percentuais e 7,2 pontos percentuais entre os brancos.  A não declaração de cor/raça reduziu 15,9 pontos percentuais.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

De 2010 a 2019, avançou a frequência das mulheres, entre 18 e 24 anos, no Ensino Superior. Brancas e negras aumentaram do mesmo percentual, embora proporcionalmente as negras tenham quase dobrado sua frequência.

A frequência de mulheres entre 18 e 24 anos no Ensino superior, de 2010 para 2019, aumentou: brancas de 22,2% para 30,7%; negras de 9,3% para 17,8%. Apesar do grande aumento proporcional de negras, a diferença permaneceu de 8,5 pontos percentuais com as brancas.

Fonte: IBGE Censo 2010 e PNAD 2019. 
Elaborado pelo CEDRA.

Entre os ingressantes nas graduações em instituições privadas, em 2019, a proporção de brancas era maior que a de negras e a de brancos, maior que a de negros. A diferença entre as mulheres é um pouco maior que entre os homens.

Nas graduações em instituições privadas, em 2019, 36,8% das ingressantes eram negras, 40,7%, brancas e 20,5%, sem declaração de cor-raça. Já entre os homens, 37,0% eram negros, 40,6%, brancos e 20,6%, sem declaração de cor-raça. A diferença entre mulheres brancas e negras era de 3,9 pontos percentuais (pp), quase a mesma que entre homens brancos e negros, de 3,6 pp.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

As mulheres jovens negras (20 a 24 anos) tinham, em 2010, mais acesso ao Ensino Fundamental que as mais velhas (40 a 49 anos), diminuindo a distância em relação às mulheres brancas.

Diminuiu a distância entre mulheres brancas e negras em 4,9 pontos percentuais na comparação entre as de 40-49 anos com as de 20-24 anos com Ensino Fundamental completo. Comparando negras de 40-49 anos com as de 20-24 anos com a mesma escolaridade, aumentou de 44,4% para 72,4%. Entre as brancas das mesmas faixas etárias, aumentou de 61,8% para 84,9%.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.