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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-apoio-social-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de matrículas por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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118
EscolaridadeNa Educação Básica, em 2019, havia 65 estudantes negros para cada 10 brancos nas escolas públicas da região Norte, muito mais do que na população, onde havia 40 negros para 10 brancos. Na rede privada, havia 21 estudantes negros para cada 10 brancos, a metade da proporção de negros na população total.

Fonte: PNADc e Censo Escolar de 2019

193
EscolaridadeA proporção de negros que concluíram cursos de graduação presencial em instituições privadas passou de 17,9% para 33,3% entre 2014 e 2019. No caso dos brancos, foi de 31,8% para 45,5%. A diferença entre negros e brancos caiu de 13,9 pp para 12,2 pp. A desigualdade permaneceu quase a mesma.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

88
EscolaridadeEm 2019, ⅔ das escolas nos níveis socioeconômicos mais altos eram predominantemente brancas, sendo irrisória a participação de escolas predominantemente negras. Já entre os níveis mais baixos há uma inversão, é irrisória a participação de escolas predominantemente brancas, mais da metade eram predominantemente negras.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

96
EscolaridadeA taxa de distorção idade-série nos anos iniciais do Ensino Fundamental diminuiu nas regiões Norte e Nordeste, de 2010 para 2019. A distância entre negros e brancos caiu de 9,1 pontos percentuais (2010) para 4,9 (2019) no Nordeste e de 10,8 pontos percentuais (2010) para 7,7 (2019) no Norte. A taxa dos negros em 2019 era próxima a dos brancos em 2010.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.