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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-apoio-social-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de matrículas por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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EscolaridadeEm 2019, a matrícula por cor/raça no Ensino Fundamental era composta por: 32,8% de alunos brancos e 40,3% de alunos negros. A não declaração de cor/raça foi de 25,8%. Entre 2010 e 2019, a matrícula de crianças negras aumentou 8,7 pontos percentuais e 7,2 pontos percentuais entre os brancos. A não declaração de cor/raça reduziu 15,9 pontos percentuais.
Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.
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EscolaridadeA frequência de mulheres entre 18 e 24 anos no Ensino superior, de 2010 para 2019, aumentou: brancas de 22,2% para 30,7%; negras de 9,3% para 17,8%. Apesar do grande aumento proporcional de negras, a diferença permaneceu de 8,5 pontos percentuais com as brancas.
Fonte: IBGE Censo 2010 e PNAD 2019. Elaborado pelo CEDRA.
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EscolaridadeNas graduações em instituições privadas, em 2019, 36,8% das ingressantes eram negras, 40,7%, brancas e 20,5%, sem declaração de cor-raça. Já entre os homens, 37,0% eram negros, 40,6%, brancos e 20,6%, sem declaração de cor-raça. A diferença entre mulheres brancas e negras era de 3,9 pontos percentuais (pp), quase a mesma que entre homens brancos e negros, de 3,6 pp.
Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.
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EscolaridadeDiminuiu a distância entre mulheres brancas e negras em 4,9 pontos percentuais na comparação entre as de 40-49 anos com as de 20-24 anos com Ensino Fundamental completo. Comparando negras de 40-49 anos com as de 20-24 anos com a mesma escolaridade, aumentou de 44,4% para 72,4%. Entre as brancas das mesmas faixas etárias, aumentou de 61,8% para 84,9%.
Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.