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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-apoio-social-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Amazonas, Minas Gerais e Tocantins apresentaram, em 2019, as maiores taxas de declaração de cor/raça dos alunos da Educação Básica. O dado de cor/raça é vital para entender a realidade étnico-racial das escolas e propor políticas públicas.

Os cinco estados, em 2019, com as maiores taxas de declaração de cor/raça dos estudantes da Educação Básica foram: Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Amazonas, Minas Gerais e Tocantins.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Somadas as matrículas de graduação presenciais e a distância, em 2019, os negros eram maioria nas instituições públicas e os brancos, nas instituições privadas.

Na graduação pública, 42,5% das matrículas eram de estudantes negros e 40,4%, de brancos em 2019. Nas instituições privadas, 36,8% eram de negros e 43,2%, de brancos, somadas as matrículas nos cursos presenciais e a distância.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

No Ensino Médio, a taxa de abandono entre os estudantes negros foi de 9,3% e entre os estudantes brancos, 5%, em média, de 2010 a  2019. 

Diminuíram as taxas de abandono de estudantes brancos e negros no Ensino Médio, entre 2010 e 2019. A distância entre as taxas de abandono de brancos e negros reduziu de 6,2 (2010) para 2,7 pontos percentuais (2019).
Abandono: deixou de frequentar a escola antes do final do ano, sem pedir transferência para outra unidade.  

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

No turno vespertino das graduações presenciais nas instituições públicas, em 2019, havia maior proporção de negros que de brancos tanto entre os matriculados quanto entre os concluintes. No turno integral, os estudantes brancos eram maioria nos dois grupos.

Entre os estudantes de turno integral das graduações presenciais em instituições públicas, em 2019, a proporção de brancos era maior que a de negros tanto nas matrículas quanto nas conclusões. O oposto ocorreu no turno vespertino, em que os negros eram maioria entre os matriculados e os que concluíram.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.