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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, faixa etária, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-faixa-etaria-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, faixa etária, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
A declaração de cor-raça dos estudantes de graduação em cursos a distância era de 19,5% em 2010 e aumentou para 81,8% em 2019, ainda baixa para estudos sobre a questão racial. A informação de cor-raça é vital para entender a realidade racial e para políticas públicas.

Apesar do aumento de 62,3 pontos percentuais entre 2010 e 2019, a declaração de cor-raça dos estudantes de graduação a distância permaneceu relativamente insuficiente para estudos sobre a questão racial.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Amazonas, Minas Gerais e Tocantins apresentaram, em 2019, as maiores taxas de declaração de cor/raça dos alunos da Educação Básica. O dado de cor/raça é vital para entender a realidade étnico-racial das escolas e propor políticas públicas.

Os cinco estados, em 2019, com as maiores taxas de declaração de cor/raça dos estudantes da Educação Básica foram: Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Amazonas, Minas Gerais e Tocantins.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Professores com a formação adequada*eram 47,2% nas escolas predominantemente negras e 58% nas escolas predominantemente brancas de Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio, em média, entre 2013 e 2019.

Houve melhora geral na na adequação de formação dos professores entre 2013 e 2019. A distância entre escolas predominantemente brancas e negras reduziu de 12,3 pontos percentuais em 2013 para 7,5 em 2019.Escolas predominantemente negras ou brancas têm mais de 60% de alunos declarados negros ou brancos; demais escolas são mistas.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A falta de declaração de cor-raça dos estudantes de graduação era de 68,5% em 2010 e caiu para 17,0% em 2019, percentual alto para estudos sobre a questão racial. Esse dado é vital para entender a realidade étnico-racial da graduação e para políticas públicas.

Apesar da redução de 51,5 pontos percentuais entre 2010 e 2019, a falta de declaração de cor-raça dos estudantes de graduação permaneceu relativamente alta.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.