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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, faixa etária, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-faixa-etaria-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, faixa etária, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
Na graduação pública (presencial + a distância), as matrículas de estudantes negras eram maioria em 2019, em comparação com as de estudantes brancas. Já a proporção de matrículas de estudantes negros era a mesma que a de estudantes brancos.

Na graduação pública (presencial + a distância), em 2019, as matrículas de estudantes negras eram 43,1% e as de brancas, 39,1%. A taxa de não declaração de cor-raça foi de 15,2%. Já entre os estudantes, 41,8% eram negros, 41,8%, brancos e 13,8%, sem declaração de cor-raça.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Do total de estudantes no Ensino Fundamental, em 2019, 32,8% eram brancas, 40,3% eram negras e 1,1% eram amarelas ou indígenas. A falta de declaração de cor/raça era de 25,8%. 

Entre as meninas, 33,4% eram brancas, 39,8% eram negras, 1,1% eram amarelas ou indígenas. Já entre os meninos , 32,2% eram brancos, 40,8% eram negros, 1,1% eram amarelos ou indígenas. Entre as meninas, 25,7% não declararam cor/raça, enquanto entre os meninos esse percentual foi 25,8%.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Homens brancos de 18 a 24 anos no Ensino Superior eram o dobro dos homens negros. A média entre homens brancos era de 24,4% e entre os negros era 12,1%, de 2016 a 2019.

A taxa de homens brancos universitários de 18 a 24 anos era 23,9% e dos negros era 10,8%, em 2016. Em 2019, os brancos passaram a 25,7% e os negros a 12,8%. A proporção dos homens brancos aumentou 1,8 ponto percentual e a dos negros, 2,0 pontos percentuais. A desigualdade entre homens negros e brancos no Ensino Superior não se alterou no período.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

Nas graduações em Pedagogia em instituições públicas, a proporção de negros ultrapassa a de brancos a partir de 2014.

Do total de ingressantes nas graduações em Pedagogia em instituições públicas em 2014, 33,2% eram negros e 22,9% brancos. Em 2019, a proporção de negros foi para 46,5% e de brancos, para 32,9%. A diferença entre negros e brancos subiu de 10,3 pontos percentuais (pp) em 2014 para 13,6 pp em 2019 a favor dos primeiros.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.