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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, faixa etária, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-faixa-etaria-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de matrículas por categoria administrativa, faixa etária, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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143
EscolaridadeA taxa de analfabetismo dos homens negros, acima de 15 anos, foi 10,8% em 2012 e caiu para 7,7% em 2019. Para os brancos, a taxa caiu de 3,9% para 2,8%. Embora as duas taxas tenham caído, a desigualdade no analfabetismo entre homens negros e brancos persistiu no período.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

196
EscolaridadeA proporção de estudantes que concluíram a graduação a distância nas instituições privadas, passou de 22,6% para 35,5% entre negros e de 30,1% para 44,9% entre brancos, de 2015 para 2019. A distância entre os grupos aumentou ligeiramente, a favor dos brancos, neste período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

108
EscolaridadePara cada 15 estudantes negros havia 10 brancos na rede pública de Educação Básica. Já na rede privada, havia 6 estudantes negros para cada 10 brancos, em 2019.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

115
EscolaridadeDiminuiu a distância da taxa de aprovação na EJA entre estudantes brancos e negros de 7,7 (2010) para 2,3 pontos percentuais (2019) porque a taxa de aprovação dos negros aumentou e a dos brancos reduziu.
Aprovado: concluiu satisfatoriamente a etapa e está apto para a etapa seguinte.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.