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Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-concluintes-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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97
EscolaridadeA taxa de distorção idade-série dos anos finais do Ensino Fundamental diminuiu entre 2010 e 2019, entre os estudantes negros e brancos. A distância entre eles caiu de 18,6 pontos percentuais (2010) para 12,6 (2019). Mesmo assim, as taxas dos negros em 2019 eram maiores que dos brancos em 2010, demonstrando a persistência da desigualdade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

238
EscolaridadeEm 2014, havia mais brancos que negros de 19 a 24 anos, matriculados nos cursos de graduação pública e o oposto na faixa com 41 anos ou mais. Em 2019, as proporções de brancos e negros eram similares na faixa de 19 a 24 anos, porém com 41 anos ou mais permaneceu um percentual maior de negros do que de brancos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

185
EscolaridadeEntre os estudantes de graduação que recebiam apoio social em instituições privadas, a proporção de brancos passou de 6,8% para 44,8%, de 2009 a 2019, e a de negros aumentou de 2,4% para 40,7%. Entre os estudantes sem apoio social os brancos passaram de 18,0% para 43,1% e os negros de 7,7% para 36,5% no mesmo período. Os brancos eram maioria nos dois grupos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

127
EscolaridadeEntre as meninas, 33% eram brancas, 41,1% eram negras, 0,9% eram amarelas ou indígenas. Já entre os meninos, 33% eram brancos, 40,7% eram negros, 0,9% eram amarelos ou indígenas. Entre as alunas, 25% não declararam cor/raça, enquanto entre os alunos esse percentual foi 25,4%.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.