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Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-concluintes-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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197
EscolaridadeDo total de estudantes mulheres que concluíram a graduação em instituições públicas, em 2019, 43,2% eram brancas, 37,7%, negras e 16,7%, sem declaração de cor-raça. Já entre os homens, 46,3% eram brancos, 36,0%, negros e 15,3%, sem declaração de cor-raça.
Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.
205
EscolaridadeDe 2015 a 2019, a diferença entre brancos e negros que concluíram graduações presenciais em Medicina diminuiu de 26,5 pontos percentuais (pp) para 19,6 pp nas instituições públicas e aumentou de 34,7 pp para 46,3 pp nas privadas. A desigualdade diminuiu nas públicas e aumentou nas privadas – estas são responsáveis por 2⁄3 dos concluintes.
Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.
29
EscolaridadeDentre as pessoas com 25 anos ou mais, em 2010, 16,6% dos brancos concluíram o Ensino Superior, enquanto que entre os negros, a porcentagem era de 5,7%.
Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.
198
EscolaridadeNos cursos de graduação de instituições privadas, em 2019, 45,1% das concluintes eram brancas, 34,1%, negras e 18,3%, sem declaração de cor-raça. Já entre os homens, 45,6% eram brancos, 33,8%, negros e 18,4%, sem declaração de cor-raça. A diferença entre as mulheres brancas e negras era de 11 pontos percentuais (pp), quase a mesma da verificada entre os homens, de 11,8 pp.
Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.