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Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-concluintes-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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EscolaridadeNas graduações em instituições públicas, em 2019, 44,4% das ingressantes eram negras, 39,4%, brancas e 13,7%, sem declaração de cor-raça. Já entre os homens, 43,1% eram negros, 41,5%, brancos e 13,1%, sem declaração de cor-raça. A diferença entre as mulheres brancas e negras era de 5,0 pontos percentuais (pp) e entre os homens, de 1,6 pp.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Considerando a população entre 18 e 24 anos em 2010, a frequência no Ensino Superior entre as mulheres era 15,3% e entre os homens, 11,3%

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.

108
EscolaridadePara cada 15 estudantes negros havia 10 brancos na rede pública de Educação Básica. Já na rede privada, havia 6 estudantes negros para cada 10 brancos, em 2019.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

200
EscolaridadeEntre os estudantes de turno integral das graduações presenciais em instituições públicas, em 2019, a proporção de brancos era maior que a de negros tanto nas matrículas quanto nas conclusões. O oposto ocorreu no turno vespertino, em que os negros eram maioria entre os matriculados e os que concluíram.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.