Conjuntos de dados
download

Citar essa tabela

Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-concluintes-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
Entre os estudantes ingressantes nas graduações em instituições públicas, em 2019, a proporção de negras era maior que a de brancas e a negros, maior que a de brancos. A diferença racial entre as mulheres era maior que entre os homens.

Nas graduações em instituições públicas, em 2019, 44,4% das ingressantes eram negras, 39,4%, brancas e 13,7%, sem declaração de cor-raça. Já entre os homens, 43,1% eram negros, 41,5%, brancos e 13,1%, sem declaração de cor-raça. A diferença entre as mulheres brancas e negras era de 5,0 pontos percentuais (pp) e entre os homens, de 1,6 pp.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Mais mulheres, de 18 a 24 anos, cursavam o Ensino Superior que os homens da mesma faixa etária, em 2010.

Considerando a população entre 18 e 24 anos em 2010, a frequência no Ensino Superior entre as mulheres era 15,3% e entre os homens, 11,3%

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.

Os estudantes negros eram maioria nas escolas públicas e os brancos nas escolas particulares, na Educação Básica, em 2019. Havia 2,6 vezes mais estudantes negros nas escolas públicas que nas escolas particulares.

Para cada 15 estudantes negros havia 10 brancos na rede pública de Educação Básica. Já na rede privada, havia 6 estudantes negros para cada 10 brancos, em 2019. 

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

No turno vespertino das graduações presenciais nas instituições públicas, em 2019, havia maior proporção de negros que de brancos tanto entre os matriculados quanto entre os concluintes. No turno integral, os estudantes brancos eram maioria nos dois grupos.

Entre os estudantes de turno integral das graduações presenciais em instituições públicas, em 2019, a proporção de brancos era maior que a de negros tanto nas matrículas quanto nas conclusões. O oposto ocorreu no turno vespertino, em que os negros eram maioria entre os matriculados e os que concluíram.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.