Conjuntos de dados
download

Citar essa tabela

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-apoio-social-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
A média de estudantes negros em distorção idade-série foi de 36% e entre os brancos foi de 19,2%, no Ensino Médio, entre 2010 e 2019. Ou seja, a cada 3 estudantes negros, um apresentava distorção idade-série, e entre os brancos, a cada 5, um apresentava a mesma distorção. 

A taxa de distorção idade-série no Ensino Médio diminuiu entre os estudantes negros e brancos, de 2010 a 2019. A distância entre eles caiu de 20,7 pontos percentuais (2010) para 14,3 (2019). Mesmo assim, a taxa dos negros em 2019 era muito maior que dos brancos em 2010, demonstrando a persistência da desigualdade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Entre os estudantes que concluíram graduação (presencial + a distância) em instituições públicas, mulheres e homens brancos eram maioria em 2019 em comparação com negras e negros. A diferença entre as mulheres brancas e negras era de 5,5 pontos percentuais (pp), quase metade da verificada entre os homens, de 10,3 pp.

Do total de estudantes mulheres que concluíram a graduação em instituições públicas, em 2019, 43,2% eram brancas, 37,7%, negras e 16,7%, sem declaração de cor-raça. Já entre os homens, 46,3% eram brancos, 36,0%, negros e 15,3%, sem declaração de cor-raça.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

As mulheres tinham mais escolaridade que os homens. Havia mais mulheres com Ensino Superior e menos mulheres sem instrução do que homens.

Entre as mulheres acima de 25 anos, 12,5% tinham Ensino Superior completo. Entre os homens com mesma escolaridade e faixa etária, a taxa era 10%. Entre as mulheres acima de 15 anos, 43% eram sem instrução ou tinham o Ensino Fundamental incompleto. Os homens com essa baixa escolaridade formavam 47% da população masculina.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.

Mulheres negras de 20 a 29 anos eram a maioria entre as que apresentavam escolaridade limitada ao Ensino Fundamental. As taxas foram 20,6% para negras e 13,3% para brancas, em média, de 2012 a 2019.

Reduziu a taxa de mulheres negras de 20 a 29 anos que concluíram até o Ensino Fundamental de 21,8% para 18,3%. As brancas reduziram de 14,3% para 12,3%, entre 2012 e 2019. A distância entre brancas e negras praticamente não se modificou.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).