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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-apoio-social-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de matrículas por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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EscolaridadeA proporção de estudantes negros e brancos com apoio social se inverteu: em 2010 a diferença era cerca de 19 pontos percentuais(pp) em favor dos brancos e passou a ser 17 pp a favor dos negros em 2019. A diferença entre negros e brancos que não recebiam apoio social foi de 4,9 pp em 2010 para 1,5 pp em 2019.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.
Em 2010, considerando a população acima dos 15 anos, a taxa de analfabetismo registrada entre os negros era 18,7%, enquanto entre os brancos era 7,8% .

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.

201
EscolaridadeDo total de estudantes que concluíram graduações presenciais em instituições privadas, a proporção de negros era de 41,9% e de brancos, 36,5%. No integral, negros eram 22,8% e brancos, 64,8%; no matutino, 33,3% eram negros e 42,5%, brancos; e no noturno, 33,8% eram negros e 45,2%, brancos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

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EscolaridadeA taxa de analfabetismo entre idosos negros (60+) foi de 36,0% e de idosos brancos foi de 15,4%, em 2012. Já em 2019, foi de 31,4% para idosos negros e 12,5% para idosos brancos. O analfabetismo reduziu nos dois grupos, mas a diferença entre negros e brancos reduziu levemente no período.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).