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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, faixa etária, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-faixa-etaria-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, faixa etária, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
Os cinco estados com as maiores taxas de declaração de cor-raça dos estudantes de graduação em 2019 foram Tocantins, Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul e Amapá. O dado de cor-raça é vital para entender a realidade étnico-racial da graduação e para políticas públicas.

Tocantins teve a maior taxa de declaração de cor-raça dos estudantes de graduação em 2019, seguido por Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul e Amapá.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Nos cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas, as matrículas de negros e brancos apresentaram equilíbrio de 2009 a 2019. Nos cursos privados, só houve maior proporção de negros em 2019.

Nos cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas, as matrículas de negros eram 7,5% em 2009, chegando a 31,3% em 2019. A proporção de brancos passou de 12,6% para 31,1%. Nas instituições privadas, foi de 3,4% a 41,9% para os negros e de 11,2% a 38,5% para os brancos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

A média de estudantes negros em distorção idade-série foi de 36% e entre os brancos foi de 19,2%, no Ensino Médio, entre 2010 e 2019. Ou seja, a cada 3 estudantes negros, um apresentava distorção idade-série, e entre os brancos, a cada 5, um apresentava a mesma distorção. 

A taxa de distorção idade-série no Ensino Médio diminuiu entre os estudantes negros e brancos, de 2010 a 2019. A distância entre eles caiu de 20,7 pontos percentuais (2010) para 14,3 (2019). Mesmo assim, a taxa dos negros em 2019 era muito maior que dos brancos em 2010, demonstrando a persistência da desigualdade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A taxa de abandono entre os estudantes negros foi de 2,6% e entre os estudantes brancos foi de 1%, no Ensino Fundamental, em média, entre 2010 e 2019.

Diminuíram as taxas de abandono de todos os grupos de cor/raça no Ensino Fundamental. A distância entre estudantes brancos e negros reduziu de 2,5 pontos percentuais em 2010 para 1 em 2019.
Abandono: deixou de frequentar a escola antes do final do ano, sem pedir transferência para outra unidade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.