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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, faixa etária, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-faixa-etaria-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, faixa etária, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
Dentre as pessoas de 40 a 49 anos com Ensino Superior completo, o maior grupo é de mulheres brancas, em seguida vêm os homens brancos, depois as mulheres negras e o menor grupo é o de homens negros.

As médias de 2012 a 2019, das pessoas com 40 a 49 anos com Ensino Superior completo, foram: 28,1% mulheres brancas, 20,1% homens brancos, 14,5% mulheres negras e 9,5% homens negros. A hierarquia do acesso ao Ensino Superior tem brancos no topo e negros na base. As mulheres têm maior acesso que os homens tanto entre os brancos quanto entre os negros.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

Havia mais escolas predominantemente negras nas regiões Norte e Nordeste e mais escolas predominantemente brancas nas regiões Sul e Sudeste, em 2019.

Escolas predominantemente negras ou brancas têm 60% ou mais de estudantes declarados negros ou brancos. As demais escolas são classificadas como mistas.
Distribuição das escolas da Educação Básica de acordo com a predominância da cor/raça dos estudantes em 2019:

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Do total de estudantes no Ensino Médio, em 2019, 33,0% eram brancos, 40,9% eram negros e 0,9% eram amarelos ou indígenas. A falta de declaração de cor/raça era de 25,2%.

Entre as meninas, 33% eram brancas, 41,1% eram negras, 0,9% eram amarelas ou indígenas. Já entre os meninos, 33% eram brancos, 40,7% eram negros, 0,9% eram amarelos ou indígenas. Entre as alunas, 25% não declararam cor/raça, enquanto entre os alunos esse percentual foi 25,4%.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A proporção de matrículas de estudantes negros na graduação (pública + privada; presencial + a distância) aumentou 27,5 pontos percentuais (pp) de 2010 a 2019. O crescimento da proporção de brancos foi de 22,7 pp no mesmo período.

A proporção de estudantes negros cresceu 4,8% a mais que a de brancos de 2010 a 2019. A taxa de declaração de cor-raça aumentou 51,5 pp entre 2010 e 2019.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.