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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, faixa etária, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-faixa-etaria-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, faixa etária, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
Homens brancos, de 18 a 24 anos, que cursavam o Ensino Superior em 2010, eram quase o triplo dos homens negros.

Em 2010, homens de 18 a 24 anos frequentando o Ensino Superior, eram 17,6% dos brancos e 6,3% dos negros.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.

Escolas com estudantes de famílias ricas eram predominantemente brancas e com estudantes de famílias pobres eram predominantemente negras. Escolas predominantemente negras ou brancas têm 60% ou mais de alunos declarados negros ou brancos. As demais escolas são mistas.

Em 2019, ⅔ das escolas nos níveis socioeconômicos mais altos eram predominantemente brancas, sendo irrisória a participação de escolas predominantemente negras. Já entre os níveis mais baixos há uma inversão, é irrisória a participação de escolas predominantemente brancas, mais da metade eram predominantemente negras.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Dentre os jovens de 20 a 24 anos que iniciaram e não concluíram o Ensino Médio, a proporção de negros foi maior que a de brancos. Em média, as taxas foram de 13,6% para negros e 9,0% para brancos, entre 2012 e 2019.

O percentual de jovens de 20 a 24 anos negros e brancos com Ensino Médio incompleto permaneceu praticamente inalterado de 2012 a 2019. Os negros passaram de 13,0% em 2012 para 12,8% em 2019, enquanto que os brancos variaram de 8,8% para 9,0%.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

No Ensino Médio, a taxa de reprovação entre os estudantes negros foi de 12,3% e entre os estudantes brancos, 10%, em média, entre 2010 e 2019. 

Diminuíram as taxas de reprovação de estudantes negros e brancos no Ensino Médio, entre 2010 e 2019. A redução da reprovação de brancos foi maior que a de negros, assim a distância entre as taxas aumentou de 1,7 pontos percentuais (2010) para 2,4 (2019).
Reprovado: não concluiu satisfatoriamente a etapa que estava cursando e não está apto para a etapa seguinte.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.