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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
Em 2019, no EJA, para cada 28 negros matriculados, havia 10 alunos brancos. No Ensino Médio e no Fundamental, para cada 12 estudantes negros, havia 10 estudantes brancos. Na Educação Infantil, a  cada 10 crianças negras, havia 10 crianças brancas.*

Em 2019, a proporção entre o número de estudantes negros e brancos matriculados no EJA era muito maior que na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o que indica uma exclusão dos estudantes negros ao longo da Educação Básica. 

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Havia mais brancos que negros ingressantes nas graduações presenciais nas instituições públicas em 2014. A partir de 2017, os negros passaram a ser a maioria dos ingressantes.

A proporção de ingressantes negros nos cursos de graduação presencial da rede pública passou de 30,0% para 44,3% entre 2014 e 2019. A de brancos foi de 34,5% para 40,9%. Em 2014, havia 4,5 pontos percentuais (pp) a mais de ingressantes brancos que negros. Já em 2019, o cenário se inverteu, com 3,4 pp a mais de ingressantes negros que brancos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

As regiões Norte e Nordeste, com a maior proporção de população negra, tinham as mais altas taxas de distorção idade-série nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em 2010 e 2019. As taxas dos estudantes negros nestas regiões eram maiores que dos brancos.

A taxa de distorção idade-série nos anos iniciais do Ensino Fundamental diminuiu nas regiões Norte e Nordeste, de 2010 para 2019. A distância entre negros e brancos caiu de 9,1 pontos percentuais (2010) para  4,9 (2019) no Nordeste e de 10,8 pontos percentuais (2010) para 7,7 (2019) no Norte. A taxa dos negros em 2019 era próxima a dos brancos em 2010.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Entre os matriculados nos cursos públicos de graduação em 2014, predominavam os brancos entre os mais novos e os negros entre os mais velhos. Em 2019, havia a mesma proporção de brancos e negros entre os mais novos e, entre os mais velhos, os negros continuavam predominantes.

Em 2014, havia mais brancos que negros de 19 a 24 anos, matriculados nos cursos de graduação pública e o oposto na faixa com 41 anos ou mais. Em 2019, as proporções de brancos e negros eram similares na faixa de 19 a 24 anos, porém com 41 anos ou mais permaneceu um percentual maior de negros do que de brancos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.