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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de matrículas por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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146
EscolaridadeA taxa de homens jovens negros de 15 a 19 anos com Ensino Fundamental incompleto caiu acentuadamente em 12,0 pontos percentuais, de 40,8% em 2012 para 28,8% em 2019. Entre os brancos, a queda foi de 6,2 pontos percentuais, passando de 24,4% em 2012 para 18,2% em 2019. Apesar das quedas, permanceu grande a distância entre negros e brancos.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

195
EscolaridadeA proporção de estudantes que concluíram a graduação a distância nas instituições públicas passou de 30,7% para 37,2% entre negros e de 23,6% para 31,8% entre brancos, de 2016 para 2019. Apesar de observarmos um aumento ligeiramente maior entre os concluintes brancos, a proporção de concluintes negros permaneceu maior ao longo do período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

228
EscolaridadeEm 2014, 78% dos estudantes ingressaram sem cotas e 22%, através de cotas. Em 2019, as proporções foram de 70,8% e 29,2%, respectivamente. Entre os estudantes que não usaram cotas, os brancos eram maioria nesse período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

22
Escolaridade54,7% dos homens negros acima de 15 anos não tinham instrução ou tinham o fundamental incompleto. Entre os homens brancos, na mesma faixa etária e escolaridade, o percentual era 38,8%. Somente 4,6% dos homens negros acima dos 25 anos concluíram o Ensino Superior ante 15,3% dos homens brancos na mesma faixa etária e escolaridade.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.