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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, modalidade de ensino, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/modalidade-matricula/. Acesso em: 18 de novembro de 2024.
Quantidade de matrículas por categoria administrativa, modalidade de ensino, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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163
EscolaridadeA proporção de matrículas de estudantes negros aumentou 35,2 pp e entre brancos, 25,2 pp, entre 2010 e 2019. Em 2019, a proporção de estudantes negros e brancos na graduação a distância (pública + privada) era praticamente a mesma. A taxa de declaração de cor-raça aumentou 62,3 pp nesse período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

101
EscolaridadeOs cinco estados com as menores taxas de declaração de cor/raça dos estudantes da Educação Básica foram: Mato Grosso, Pará, Goiás, Bahia e Rio Grande do Norte.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

137
EscolaridadeAs médias de 2012 a 2019, das pessoas com 40 a 49 anos com Ensino Superior completo, foram: 28,1% mulheres brancas, 20,1% homens brancos, 14,5% mulheres negras e 9,5% homens negros. A hierarquia do acesso ao Ensino Superior tem brancos no topo e negros na base. As mulheres têm maior acesso que os homens tanto entre os brancos quanto entre os negros.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

15
EscolaridadeEm 2010, a taxa da população entre 40 e 49 anos com Ensino Fundamental completo era de 61,8% entre as mulheres brancas, 44,4% entre as mulheres negras 57,9% entre os homens brancos e 39,4 % entre os homens negros.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.