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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, modalidade de ensino, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/modalidade-matricula/. Acesso em: 18 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, modalidade de ensino, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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Na graduação privada (presencial + a distância),
os estudantes negros eram minoria em 2014 e assim continuaram em 2019.

Na graduação privada (presencial + a distância), em 2014, os estudantes negros eram 20,8% e os brancos, 30,9%; sem declaração de cor-raça, 46,8%. Já em 2019, os negros eram 36,8%, os brancos, 43,2% e sem declaração de cor-raça, 17,7%. Embora tenha havido maior aumento da proporção de estudantes negros, a desigualdade persistiu no período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Entre os ingressantes nas graduações em instituições privadas, em 2019, a proporção de brancas era maior que a de negras e a de brancos, maior que a de negros. A diferença entre as mulheres é um pouco maior que entre os homens.

Nas graduações em instituições privadas, em 2019, 36,8% das ingressantes eram negras, 40,7%, brancas e 20,5%, sem declaração de cor-raça. Já entre os homens, 37,0% eram negros, 40,6%, brancos e 20,6%, sem declaração de cor-raça. A diferença entre mulheres brancas e negras era de 3,9 pontos percentuais (pp), quase a mesma que entre homens brancos e negros, de 3,6 pp.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

A região Sul apresentava o menor percentual de população negra, em 2019. Na Educação Básica, a proporção de estudantes negros na rede pública era o dobro que na rede privada.

Na Educação Básica, em 2019, havia 2 estudantes negros para cada 10 brancos nas escolas públicas da região Sul, menos que a proporção na população, onde havia 3,3 negros para cada 10 brancos, em média. Na rede privada, a proporção era de 1 estudante negro para cada 10 brancos, muito menor que na população total. 

Fonte: PNADc e Censo Escolar de 2019

Do total de estudantes que concluíram a graduação em Pedagogia, em 2019, 14,3% estavam em instituições públicas e 85,7% em privadas; 38,0% eram de cursos presenciais e 62,0% de cursos a distância.

Dos estudantes que concluíram a graduação em Pedagogia em instituições públicas, em 2019, 82,0% eram de cursos presenciais e 18,0% de cursos a distância. Nas instituições privadas, a proporção era de 30,6% e 69,4%, respectivamente. Portanto, os concluintes da rede pública eram majoritariamente de cursos presenciais e, na rede privada, de cursos a distância.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.