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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, modalidade de ensino, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/modalidade-matricula/. Acesso em: 18 de novembro de 2024.
Quantidade de matrículas por categoria administrativa, modalidade de ensino, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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EscolaridadeCaiu a proporção de negros e negras, acima de 15 anos, sem instrução ou com fundamental incompleto entre 2012 e 2019. A queda foi de 8,8 p.p. (pontos percentuais) entre os homens e 9,3 p.p entre as mulheres. No entanto, a distância entre os sexos se mantém.
Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).
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EscolaridadeA proporção de negros que concluíram a graduação em instituições privadas passou de 24,3% para 34,0% entre 2015 e 2019. No caso dos brancos, foi de 35,2% para 45,3%. A diferença entre negros e brancos aumentou de 10,9 pontos percentuais (pp) para 11,3 pp – a desigualdade se manteve praticamente inalterada.
Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.
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EscolaridadeEm 2014, a proporção de ingressantes brancos nas graduações (presencial + a distância; pública + privada) foi de 30,5% e a de negros, 24,7%. Em 2019, os brancos foram 40,6% e os negros, 38,0%. Houve um aumento maior de negros que de brancos no período – 13,3 pp e 10,1 pp, respectivamente.
Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.
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EscolaridadeNa Educação Básica, em 2019, havia 2 estudantes negros para cada 10 brancos nas escolas públicas da região Sul, menos que a proporção na população, onde havia 3,3 negros para cada 10 brancos, em média. Na rede privada, a proporção era de 1 estudante negro para cada 10 brancos, muito menor que na população total.
Fonte: PNADc e Censo Escolar de 2019