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Quantidade de concluintes por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-concluintes-por-categoria-administrativa-apoio-social-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de concluintes por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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171
EscolaridadeNas matrículas da graduação presencial pública, as proporções de negros eram um pouco maior que a de brancos nos turnos matutino (43,6 % x 39,4%) e noturno (43,0% x 40,0%), e muito maior no turno vespertino (53,6% x 30,3%). Nos cursos de período integral, havia um pouco menos matrículas de estudantes negros que brancos (40,8% x 44,5%).

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

195
EscolaridadeA proporção de estudantes que concluíram a graduação a distância nas instituições públicas passou de 30,7% para 37,2% entre negros e de 23,6% para 31,8% entre brancos, de 2016 para 2019. Apesar de observarmos um aumento ligeiramente maior entre os concluintes brancos, a proporção de concluintes negros permaneceu maior ao longo do período.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

147
EscolaridadeA taxa das jovens negras entre 15 e 19 anos com Ensino Fundamental incompleto caiu acentuadamente de 30,0% em 2012 para 19,8% em 2019. Entre as brancas, a taxa reduziu de 13,6% para 11,8%. Apesar das quedas, permanece grande a distância entre negras e brancas.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

125
EscolaridadeEntre as meninas, 34,8% eram brancas, 33,3% eram negras, 0,8% eram amarelas ou indígenas. Já entre os meninos, 34,2% eram brancos, 34% eram negros, 0,8% eram amarelos ou indígenas. Em ambos os sexos, 31,1% não declararam cor/raça.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.