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Quantidade de concluintes por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-concluintes-por-categoria-administrativa-apoio-social-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de concluintes por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
Os estudantes negros eram maioria nas escolas públicas e os brancos nas escolas particulares, na Educação Básica, em 2019. Havia 2,6 vezes mais estudantes negros nas escolas públicas que nas escolas particulares.

Para cada 15 estudantes negros havia 10 brancos na rede pública de Educação Básica. Já na rede privada, havia 6 estudantes negros para cada 10 brancos, em 2019. 

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

A falta de declaração de cor-raça dos estudantes de graduação era de 68,5% em 2010 e caiu para 17,0% em 2019, percentual alto para estudos sobre a questão racial. Esse dado é vital para entender a realidade étnico-racial da graduação e para políticas públicas.

Apesar da redução de 51,5 pontos percentuais entre 2010 e 2019, a falta de declaração de cor-raça dos estudantes de graduação permaneceu relativamente alta.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

As mulheres negras tinham menos acesso à escolarização - da básica à superior - que as mulheres brancas.

49,4% das mulheres negras acima de 15 anos não tinham instrução ou não completaram o Ensino Fundamental. Entre as mulheres brancas na mesma faixa etária e grau de escolaridade, a taxa era 36,4%. Somente 6,7% das mulheres negras acima dos 25 anos tinham Ensino Superior completo ante 17,7% das mulheres brancas, em 2010.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.

Apesar do aumento da taxa de aprovação geral entre 2010 e 2019, a taxa de aprovação de estudantes negros em 2019 no Ensino Fundamental era menor do que a de brancos em 2010.

A taxa de aprovação no Ensino Fundamental entre os estudantes negros foi 91,1% e entre os brancos foi 95,0% em 2019. A distância entre estudantes brancos e negros caiu de 7,2 pontos percentuais em 2010 para 3,9 em 2019.
Aprovado: concluiu satisfatoriamente a etapa e está apto para a etapa seguinte.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.