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Quantidade de concluintes por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-concluintes-por-categoria-administrativa-apoio-social-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de concluintes por categoria administrativa, apoio social, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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210
EscolaridadeNas instituições públicas, os negros eram maioria nas graduações presenciais em Pedagogia, com 9,1 pontos percentuais (pp) a mais que os brancos em 2014 e 14,1 pp em 2019. Nas instituições privadas, a proporção de negros era de 1,9 pp a menos que a de brancos em 2014 e passou a ser de 4,2 pp a mais em 2019.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

38
EscolaridadeEm 2010, considerando a população acima dos 60 anos, a taxa de analfabetismo era maior entre as mulheres, se compararmos com os homens e entre os negros, se compararmos com os brancos.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.

177
EscolaridadeNas graduações presenciais de Medicina em instituições privadas, a proporção de matrículas tanto de autodeclarados negros quanto de brancos aumentou. A diferença entre brancos e negros aumentou muito no período, de 33,9 pontos percentuais (pp) em 2014 para 45,9 pp em 2019.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

217
EscolaridadeNas graduações em instituições públicas, em 2019, 44,4% das ingressantes eram negras, 39,4%, brancas e 13,7%, sem declaração de cor-raça. Já entre os homens, 43,1% eram negros, 41,5%, brancos e 13,1%, sem declaração de cor-raça. A diferença entre as mulheres brancas e negras era de 5,0 pontos percentuais (pp) e entre os homens, de 1,6 pp.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.