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Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-concluintes-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
Dos estudantes que ingressaram nas graduações presenciais em Pedagogia, tanto nas instituições públicas quanto nas privadas, havia mais negros do que brancos a partir de 2014. Nas instituições públicas, essa diferença era maior.

Nas graduações presenciais em Pedagogia nas instituições públicas em 2014, a proporção de negros era 9,6 pontos percentuais (pp) maior que a de brancos. Já em 2019, essa diferença passou para 21,5 pp. Nas instituições privadas, a proporção de negros era 1,7 pp maior que a de brancos em 2014, passando para 5,2 pp em 2019.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Nas graduações presenciais de Medicina em instituições privadas, havia muito menos matrículas de estudantes negros que de brancos de 2009 a 2019.

Nas graduações presenciais de Medicina em instituições privadas, a proporção de matrículas tanto de autodeclarados negros quanto de brancos aumentou. A diferença entre brancos e negros aumentou muito no período, de 33,9 pontos percentuais (pp) em 2014 para 45,9 pp em 2019.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Entre os matriculados nos cursos públicos de graduação em 2014, predominavam os brancos entre os mais novos e os negros entre os mais velhos. Em 2019, havia a mesma proporção de brancos e negros entre os mais novos e, entre os mais velhos, os negros continuavam predominantes.

Em 2014, havia mais brancos que negros de 19 a 24 anos, matriculados nos cursos de graduação pública e o oposto na faixa com 41 anos ou mais. Em 2019, as proporções de brancos e negros eram similares na faixa de 19 a 24 anos, porém com 41 anos ou mais permaneceu um percentual maior de negros do que de brancos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Mulheres brancas tinham mais acesso à escolarização que homens brancos.

Entre os brancos, com 15 anos ou mais, 38,8% dos homens não tinham instrução ou tinham o fundamental incompleto. Já entre as mulheres brancas na mesma faixa etária, 36,4% tinham esse mesmo grau de escolaridade.

Fonte: IBGE | Censo 2010. Elaborado pelo CEDRA.