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Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-concluintes-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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209
EscolaridadeEntre 2015 e 2019, aumentou a proporção de concluintes negros e brancos nas graduações em Pedagogia em instituições privadas. Os negros passaram de 24,7% para 37,9%, enquanto os brancos foram de 33,4% para 43,4%.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

86
EscolaridadeA taxa de distorção idade-série no Ensino Médio diminuiu entre os estudantes negros e brancos, de 2010 a 2019. A distância entre eles caiu de 20,7 pontos percentuais (2010) para 14,3 (2019). Mesmo assim, a taxa dos negros em 2019 era muito maior que dos brancos em 2010, demonstrando a persistência da desigualdade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

144
EscolaridadeA taxa de universitárias brancas, de 18 a 24 anos, era 29,0% e a de negras era 15,2%, em 2016. Em 2019, as brancas passaram a 29,4% e as negras a 16,9%. O percentual das mulheres brancas quase não se alterou no período, e o das negras aumentou levemente. No entanto, a desigualdade no acesso ao Ensino Superior entre negras e brancas persistiu.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

192
EscolaridadeA proporção de negros que concluíram cursos de graduação presencial em instituições públicas passou de 23,4% para 37,0% entre 2014 e 2019. No caso dos brancos, foi de 34,2% para 45,2%. A diferença entre negros e brancos caiu de 10,8 pp para 8,2 pp. A desigualdade permaneceu quase a mesma.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.