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Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-concluintes-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de concluintes por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
A proporção de brancos que concluíram graduações em Pedagogia em instituições privadas em 2015 foi 8,7 pontos percentuais (pp) maior que a de negros. Já em 2019, essa diferença diminuiu para 5,5 pp, mas persistiu.

Entre 2015 e 2019, aumentou a proporção de concluintes negros e brancos nas graduações em Pedagogia em instituições privadas. Os negros passaram de 24,7% para 37,9%, enquanto os brancos foram de 33,4% para 43,4%.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

A média de estudantes negros em distorção idade-série foi de 36% e entre os brancos foi de 19,2%, no Ensino Médio, entre 2010 e 2019. Ou seja, a cada 3 estudantes negros, um apresentava distorção idade-série, e entre os brancos, a cada 5, um apresentava a mesma distorção. 

A taxa de distorção idade-série no Ensino Médio diminuiu entre os estudantes negros e brancos, de 2010 a 2019. A distância entre eles caiu de 20,7 pontos percentuais (2010) para 14,3 (2019). Mesmo assim, a taxa dos negros em 2019 era muito maior que dos brancos em 2010, demonstrando a persistência da desigualdade.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Mulheres brancas de 18 a 24 anos no Ensino Superior eram quase o dobro das mulheres negras. A média entre as mulheres brancas que cursavam essa etapa era 29,2% e entre as negras era 16,5%, de 2016 a 2019.

A taxa de universitárias brancas, de 18 a 24 anos, era 29,0% e a de negras era 15,2%, em 2016. Em 2019, as brancas passaram a 29,4% e as negras a 16,9%. O percentual das mulheres brancas quase não se alterou no período, e o das negras aumentou levemente. No entanto, a desigualdade no acesso ao Ensino Superior entre negras e brancas persistiu.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

Houve um aumento na proporção de negros e brancos que concluíram cursos de graduação presencial em instituições públicas entre 2014 e 2019. A proporção de negros aumentou 2,6 pontos percentuais (pp) a mais que a de brancos.

A proporção de negros que concluíram cursos de graduação presencial em instituições públicas passou de 23,4% para 37,0% entre 2014 e 2019. No caso dos brancos, foi de 34,2% para 45,2%. A diferença entre negros e brancos caiu de 10,8 pp para 8,2 pp. A desigualdade permaneceu quase a mesma.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.