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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
Do total de crianças matriculadas na Educação Infantil, 34,5% eram brancas, 33,6% eram negras e 0,8% eram amarelas ou indígenas. A falta de declaração de cor/raça era de 31,1%

Entre as meninas, 34,8% eram brancas, 33,3% eram negras, 0,8% eram amarelas ou indígenas. Já entre os meninos, 34,2% eram brancos, 34% eram negros, 0,8% eram amarelos ou indígenas. Em ambos os sexos, 31,1% não declararam cor/raça.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Os programas federais de financiamento estudantil ProUni e Fies tinham uma proporção um pouco maior de negros que de brancos em 2019. Nos programas internos das instituições de ensino superior, havia um certo equilíbrio, já em outros financiamentos ou bolsas externas às instituições havia maior proporção de brancos.

No ProUni, em 2019, havia 3,3 pontos percentuais (pp) a mais de negros que brancos; no Fies eram 5,2 pp a mais de negros; nas bolsas das próprias instituições de ensino superior eram 2,2 pp a mais de brancos que negros. De 2009 a 2019, a declaração de cor-raça de quem recebia financiamento na graduação em instituições privadas foi de cerca de 30% para 73%.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Os 5 estados com as menores taxas de declaração de cor/raça dos alunos da Educação Básica (2019) foram: Mato Grosso, Pará, Goiás, Bahia e Rio Grande do Norte. O dado de cor/raça é vital para entender a realidade étnico-racial das escolas e propor políticas públicas.

Os cinco estados com as menores taxas de declaração de cor/raça dos estudantes da Educação Básica foram: Mato Grosso, Pará, Goiás, Bahia e Rio Grande do Norte.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

Em 2019, no EJA, para cada 28 negros matriculados, havia 10 alunos brancos. No Ensino Médio e no Fundamental, para cada 12 estudantes negros, havia 10 estudantes brancos. Na Educação Infantil, a  cada 10 crianças negras, havia 10 crianças brancas.*

Em 2019, a proporção entre o número de estudantes negros e brancos matriculados no EJA era muito maior que na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o que indica uma exclusão dos estudantes negros ao longo da Educação Básica. 

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.