Citar essa tabela
Quantidade de matrículas por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de matrículas por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Informações adicionais
Documentos técnicos relacionados ao conjunto
Destaques relacionados

125
EscolaridadeEntre as meninas, 34,8% eram brancas, 33,3% eram negras, 0,8% eram amarelas ou indígenas. Já entre os meninos, 34,2% eram brancos, 34% eram negros, 0,8% eram amarelos ou indígenas. Em ambos os sexos, 31,1% não declararam cor/raça.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

186
EscolaridadeNo ProUni, em 2019, havia 3,3 pontos percentuais (pp) a mais de negros que brancos; no Fies eram 5,2 pp a mais de negros; nas bolsas das próprias instituições de ensino superior eram 2,2 pp a mais de brancos que negros. De 2009 a 2019, a declaração de cor-raça de quem recebia financiamento na graduação em instituições privadas foi de cerca de 30% para 73%.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

101
EscolaridadeOs cinco estados com as menores taxas de declaração de cor/raça dos estudantes da Educação Básica foram: Mato Grosso, Pará, Goiás, Bahia e Rio Grande do Norte.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

107
EscolaridadeEm 2019, a proporção entre o número de estudantes negros e brancos matriculados no EJA era muito maior que na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o que indica uma exclusão dos estudantes negros ao longo da Educação Básica.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.