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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.
Quantidade de matrículas por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
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EscolaridadeEntre as meninas, 34,8% eram brancas, 33,3% eram negras, 0,8% eram amarelas ou indígenas. Já entre os meninos, 34,2% eram brancos, 34% eram negros, 0,8% eram amarelos ou indígenas. Em ambos os sexos, 31,1% não declararam cor/raça.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

87
EscolaridadeNa região Norte, a diferença entre as distorções idade-série no Ensino Médio de negros e brancos caiu de 15,4 pontos percentuais em 2010 para 13,5 em 2019. No Nordeste, a queda foi de 13,5 pontos percentuais para 11. Nessas duas regiões, persistiu a desigualdade entre negros e brancos.

Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Básica.

144
EscolaridadeA taxa de universitárias brancas, de 18 a 24 anos, era 29,0% e a de negras era 15,2%, em 2016. Em 2019, as brancas passaram a 29,4% e as negras a 16,9%. O percentual das mulheres brancas quase não se alterou no período, e o das negras aumentou levemente. No entanto, a desigualdade no acesso ao Ensino Superior entre negras e brancas persistiu.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

171
EscolaridadeNas matrículas da graduação presencial pública, as proporções de negros eram um pouco maior que a de brancos nos turnos matutino (43,6 % x 39,4%) e noturno (43,0% x 40,0%), e muito maior no turno vespertino (53,6% x 30,3%). Nos cursos de período integral, havia um pouco menos matrículas de estudantes negros que brancos (40,8% x 44,5%).

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.