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Quantidade de matrículas por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.. Fonte: INEP. Censo Escolar da Educação Superior.. Disponível em: https://cedra.org.br/conjuntos-de-dados/quantidade-de-matriculas-por-categoria-administrativa-turno-sexo-e-raca-cor-2009-2019/. Acesso em: 26 de novembro de 2024.

Quantidade de matrículas por categoria administrativa, turno, sexo e raça/cor, 2009-2019.
Destaques relacionados
A região Sul apresentava o menor percentual de população negra, em 2019. Na Educação Básica, a proporção de estudantes negros na rede pública era o dobro que na rede privada.

Na Educação Básica, em 2019, havia 2 estudantes negros para cada 10 brancos nas escolas públicas da região Sul, menos que a proporção na população, onde havia 3,3 negros para cada 10 brancos, em média. Na rede privada, a proporção era de 1 estudante negro para cada 10 brancos, muito menor que na população total. 

Fonte: PNADc e Censo Escolar de 2019

Dentre as pessoas de 40 a 49 anos com Ensino Superior completo, o maior grupo é de mulheres brancas, em seguida vêm os homens brancos, depois as mulheres negras e o menor grupo é o de homens negros.

As médias de 2012 a 2019, das pessoas com 40 a 49 anos com Ensino Superior completo, foram: 28,1% mulheres brancas, 20,1% homens brancos, 14,5% mulheres negras e 9,5% homens negros. A hierarquia do acesso ao Ensino Superior tem brancos no topo e negros na base. As mulheres têm maior acesso que os homens tanto entre os brancos quanto entre os negros.

Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

A declaração de cor-raça dos estudantes de graduação em cursos a distância era de 19,5% em 2010 e aumentou para 81,8% em 2019, ainda baixa para estudos sobre a questão racial. A informação de cor-raça é vital para entender a realidade racial e para políticas públicas.

Apesar do aumento de 62,3 pontos percentuais entre 2010 e 2019, a declaração de cor-raça dos estudantes de graduação a distância permaneceu relativamente insuficiente para estudos sobre a questão racial.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.

Havia mais brancos que negros ingressantes nas graduações presenciais nas instituições públicas em 2014. A partir de 2017, os negros passaram a ser a maioria dos ingressantes.

A proporção de ingressantes negros nos cursos de graduação presencial da rede pública passou de 30,0% para 44,3% entre 2014 e 2019. A de brancos foi de 34,5% para 40,9%. Em 2014, havia 4,5 pontos percentuais (pp) a mais de ingressantes brancos que negros. Já em 2019, o cenário se inverteu, com 3,4 pp a mais de ingressantes negros que brancos.

Fonte: INEP. Censo da Educação Superior. Elaborado pelo Cedra.